Audio
Transcript
Alexia: Oi, oi pessoal, bem-vindos a mais um episódio aqui do Carioca Connection. Eu sou a Alexia e estou super bem acompanhada do...
Foster: Foster! Oi pessoal, tudo bem?
Alexia: Então Foster, tudo bem hoje?
Foster: Tá tudo bem. Tá chovendo aqui, mas além disso, a gente está feliz, contente. Pelo menos eu estou.
Alexia: Sim, estamos felizes e contentes e estamos aproveitando que tá chovendo, tá todo mundo fora de casa hoje, ou seja, tá super calmo aqui e a gente vai gravar episódios pra vocês.
Foster: Exatamente. E Alexia, você quer explicar para mim e para os nossos ouvintes sobre o que vamos falar hoje?
Alexia: Eu escutei AVINTES ao invés de OUVINTES.
Foster: OUVINTES.
Alexia: Isso. Realmente exagera no OU.
Foster: Então, OUVINTES.
Alexia: OUVINTES. Ouvintes. Ouvintes. Perfeito. Ouvintes. Isso. Bom, hoje nós vamos falar sobre um assunto que nós até discutimos durante a live class do CC Club ontem, se eu não me engano, que é o ato de procrastinar.
Foster: Procrastinação.
Alexia: Exatamente. Exatamente. Essa palavra é difícil. Até eu tenho que pensar um pouquinho antes de falar, meio que assim, onde é que tá o R? Em que momento entra o R? São duas vezes que a gente fala. Então, procrastinar.
Foster: Sim, vamos começar com a palavra só. Então, o verbo seria procrastinar. e isso. Minha pronúncia está certa?
Alexia: Perfeita.
Foster: Procrastinar.
Alexia: Isso.
Foster: E procrastinação. Exato. Um pouco mais difícil. Procrastinação. Procrastinação. Procrastinação.
Alexia: Isso. Que é o ato de adiar ou postergar tarefas ou ações, Frequentemente, mesmo sabendo que isso, pode ter consequências negativas. Então vamos lá. Adiar, né? O que é adiar? Você colocar para frente certa coisa, certa tarefa, certa reunião, certo projeto.
Foster: É, eu acho que eu estava pensando sobre isso na aula de ontem, que um dos nossos alunos do CC Club perguntou o que que é dizer adiar. E eu falei putting off, mas agora pensando bem, eu acho que é to postpone.
Alexia: Sim.
Foster: Adiar.
Alexia: Então, é...
Foster: Pode ser uma coisa boa, positiva ou negativa.
Alexia: Sim, exatamente. E postergar é a mesma coisa do que adiar, é deixar para frente.
Foster: É, mas eu não escuto você falando essa palavra muito, não.
Alexia: Eu acho que eu falei em alguma aula recentemente e você ficou assim, hã?
Foster: É provável.
Alexia: Enfim, então, hoje vamos falar sobre algumas causas que todos nós já sofremos ou vamos sofrer que resultam na procrastinação.
Foster: Exatamente. Só para começar, Alexia, você concorda com essa definição que temos aqui?
Alexia: Como assim? Aqui é o que eu acabei de ler?
Foster: Sim.
Alexia: Sim, concordo.
Foster: Então, deixa eu pensar. Procrastinação é o ato de adiar tarefas ou ações frequentemente, mesmo sabendo que isso pode ter consequências negativas. Hum.
Alexia: Eu concordo.
Foster: Você concorda?
Alexia: Eu concordo.
Foster: É, eu acho que é até um pouco mais forte do que a minha definição de procrastinação, porque...
Alexia: Qual é a sua definição?
Foster: Eu concordo com a definição também. A parte que é um pouco mais complicada para mim é mesmo sabendo que isso pode ter consequências negativas. Isso é quase tipo um vício com drogas.
Alexia: Eu não levaria para esse extremo, mas sim, eu acho que o que sempre me dá muita aflição, por exemplo, em geral, são pessoas que deixam tudo para a última hora, conscientemente ou inconscientemente.
Foster: É, é exatamente o que eu queria falar, que não sei se, pelo menos a minha procrastinação sempre é uma coisa que acontece.
Alexia: Não, então, eu não acho que seja sempre. Eu acho que às vezes a gente procrastina sem pensar na real consequência daquilo que pode ser tanto neutra, digamos assim, não acontecer nada e tá tudo bem, quanto negativo. Só que todas as vezes que eu procrastino, Eu penso que algo muito negativo vai acontecer, porque eu me sinto culpada de estar procrastinando. Então essa questão, eu acho que cada um tem uma forma diferente de pensar. E outra, pra mim, existe uma grande diferença entre procrastinar no trabalho, com algum algum projeto, alguma tarefa que você tenha no trabalho e procrastinar na sua vida individual e pessoal. Eu acho que são dois ambientes completamente diferentes pra mim.
Foster: É interessante isso, porque eu acho que para mim é diferente. Por exemplo, se eu estou procrastinando um projeto de trabalho, é a mesma coisa quando eu estou procrastinando para fazer a lavandaria, ou para ir para a lavandaria, por exemplo.
Alexia: Eu acho que quando é na vida pessoal, para mim, existe um efeito um pouquinho menos negativo do que no trabalho. E eu explico por quê. No trabalho, normalmente tem alguém que depende de mim. Então, dentro das minhas tarefas, se eu não fizer tal coisa, você Foster, vai sofrer as consequências daquilo. Então, eu tenho muito mais pressão para não procrastinar no trabalho do que na minha vida individual, porque, por exemplo, eu resolvo isso em dois segundos e tá tudo certo na vida individual. No trabalho não. É, faz sentido. Essa minha, como é que se diz, divisão.
Foster: É, não, faz sentido totalmente. Eu acho que... ilustra que a procrastinação é uma coisa complicada. Não é a mesma coisa para todo mundo. Não. Então vamos lá, Alexia. Vamos falar sobre algumas das razões por que procrastinamos.
Alexia: Sim.
Foster: Você quer falar sobre a primeira razão? porque eu acho que fala muito com você.
Alexia: A primeira razão é medo de falhar, ou seja, as pessoas podem evitar começar uma tarefa porque tem medo de não conseguir concluí-la com sucesso ou alcançar o resultado desejado. Eu trago aqui um exemplo perfeito da vida pessoal de uma coisa que eu procrastino e não gosto de fazer por medo de falhar, que é cozinhar.
Foster: É sério?
Alexia: É sério. Eu não gosto porque eu sei que é uma tentativa e erro para sempre. Então, por exemplo, cozinhar bolo doce ou coisa parecida é muito mais fácil para mim porque você tem uma receita perfeita para seguir. Quando é uma coisa assim, ah, vamos ver o que acontece. E sem uma receita, digamos assim, eu não gosto. Porque eu tenho medo que aquilo vai ficar ruim e ninguém vai comer. É essa a questão.
Foster: É interessante isso. Eu acho que eu não sabia disso, não. Tem outros exemplos na sua vida sobre coisas que você está sofrendo com procrastinação por causa desse medo de falhar?
Alexia: Sim, por exemplo, fazer furo na parede. Como o apartamento é alugado, certo? Eu não quero fazer furo na parede e dar errado e a gente ter problema com o dono do apartamento no futuro.
Foster: Bom, pra mim isso faz sentido.
Alexia: Sim, então eu tenho medo de falhar.
Foster: É o medo com consequências. É.
Alexia: Então, por exemplo, a gente tem o nosso espelho que eu quero colocar na parede e eu não faço Porque eu tenho medo de não conseguir fazer certo os furinhos e pendurar direito.
Foster: Entendi.
Alexia: E eu estou deixando para frente e aí eu pedi ajuda para o nosso vizinho. Então, é mais ou menos isso, sabe?
Foster: É. Bom, eu queria falar mais sobre esse ponto, mas eu também acho que o próximo tem muito a ver, são mais ou menos conectados.
Alexia: Eu acho que você pode falar a palavra desse próximo. Perfeccionismo. Perfeccionismo.
Foster: Perfeccionismo. Tá certo? perfeccionismo. Perfeccionismo.
Alexia: Quase.
Foster: Onde eu estou errando?
Alexia: Na hora do perfeccionismo.
Foster: Então, fala você.
Alexia: Perfeccionismo.
Foster: Então, fala sílaba a sílaba. Perfeccionismo. Perfeccionismo. Perfeccionismo.
Alexia: Perfeito. Obrigado. Então, perfeccionismo, o desejo de produzir um trabalho perfeito, pode levar à procrastinação, já que os indivíduos podem gastar muito tempo planejando ou evitando começar uma tarefa por medo de cometer erros.
Foster: É interessante porque essas duas coisas são super parecidas. O medo de falhar e perfeccionismo.
Alexia: São bem parecidas. muito parecidas e eu acho que uma coisa está conectada com a outra, mas ao meu ver, o meu medo de falhar não está conectado com a perfeição. Eu acho que é só uma questão de conseguir e entregar um resultado positivo, mas sem ser perfeito.
Foster: E aí e aí e aí sim eu concordo 100% mas é interessante porque eu acho que eu sofro muito mais com a tendência de ter esse problema, essa dificuldade com perfeccionismo e para você é mais o começo, o medo de falhar.
Alexia: É, é. Então, é, é mais ou menos isso, assim, eu gosto de ter as coisas bem feitas, mas Eu acho que isso é uma questão muito humana nossa, né? O medo de falhar, ser perfeito em todos os detalhes, em tudo que a gente faz. É uma coisa muito geracional também, que foi passado pra gente, tipo, a gente não pode errar, a gente sempre tem que estar perfeito em tudo que fazemos.
Foster: É, pode ser, pode ser. Mas eu acho que tem muito a ver com qualquer pessoa que está aprendendo uma língua nova. O medo de falhar e também perfeccionismo são dois inimigos.
Alexia: Dois inimigos.
Foster: Dois inimigos, vamos dizer assim.
Alexia: Sim.
Foster: Bom, Alexia, a gente tem muito mais para falar sobre a procrastinação, mas eu acho que E por hoje, tá bem, né?
Alexia: Por hoje é só. Obrigada e até o próximo episódio.
Foster: Até o próximo!
Useful vocabulary & expressions
Bem-vindos - Welcome
Tudo bem? - How are you? / Is everything okay?
Feliz e contente - Happy and content
Aproveitando - Taking advantage / Enjoying
Ouvintes - Listeners
Procrastinar - To procrastinate
Procrastinação - Procrastination
Adiar - To postpone
Postergar - To put off
Consequências negativas - Negative consequences
Culpada - Guilty
Tarefa - Task
Reunião - Meeting
Projeto - Project
Vício - Addiction
Aflição - Distress
Lavandaria - Laundromat
Medo de falhar - Fear of failure
Cozinhar - To cook
Receita - Recipe
Furar a parede - To drill a hole in the wall
Pendurar - To hang
Perfeccionismo - Perfectionism
Cometer erros - To make mistakes
Planejando - Planning
Gastar tempo - To spend time
Dificuldade - Difficulty
Inimigos - Enemies
Geração - Generation