Transcription
Alexia: Oi, oi, pessoal, e bem-vindos a mais um episódio do Carioca Connection, o seu podcast preferido para aprender e continuar aprendendo português. Meu nome é Alexia e eu estou muito bem acompanhada do...
Foster: Foster, olá Alexia. Oi, gente, está tudo bem?
Alexia: Sim, e com você?
Foster: Tudo ótimo, Alexia.
Alexia: Perfeito. Bom, hoje provavelmente vai ser o último episódio da nossa minissérie sobre produtividade lenta. Então, se você não tiver escutado os três últimos episódios, para, volta, aperta o play e depois vem pra cá.
Foster: Sim, nossa, foram quatro episódios já. Então é mês de produtividade lenta com o Carioca Connection.
Alexia: Exatamente. E nós estamos falando sobre os três princípios da produtividade lenta, que o Foster na verdade teve essa ideia, né, de trazer isso pra cá e transformarmos em episódios para podermos conversar sobre, e o último princípio, trabalhar no ritmo natural humano, que nada mais é do que evitar sobrecarregar a sua agenda, o seu calendário, o seu dia a dia, e trabalhar num ritmo sustentável que te permita descanso e criatividade.
Foster: Uau! Então, eu acho que pra começar, Alexia, eu acho importante, só pra resumir, primeiro pro princípio, fazer menos coisas. Segundo, fazer coisas de alta qualidade, né? E o último.
Alexia: Não se sobrecarregar.
Foster: É, basicamente trabalhar e viver com ritmo natural, pros humanos. É isso?
Alexia: Sim, sim, porque se você for comparar as formigas com os humanos, as formigas são sem parar, né? Com aquele formigueiro e trazendo comida o tempo todo, as abelhas também, então não é necessário estarmos nesse sistema.
Foster: Sinceramente não sei como que eles fazem, mas adorei o exemplo. Bom, Alexia, o que que você acha sobre esse princípio? O que, como que você entende?
Alexia: Eu acho que, não sei, eu estou estou parando aqui pra analisar pouquinho...
Foster: É, pode.
Alexia: Que a sociedade já passou, né, que a gente teve a Revolução Industrial e que as fábricas, as grandes fábricas foram construídas e nós tivemos o sistema fordista, que uma pessoa só fazia aquela função sempre, não fazia mais nenhuma função, e etcétera, eu não sei se aquela pessoa era mais feliz ou menos feliz do que nós somos hoje em dia, o que eu acho que hoje em dia, a gente tem que, fomos acostumados a, termos vários papéis em diferentes áreas das nossas vidas.
Foster: É, ao mesmo tempo.
Alexia: É sim, ao mesmo tempo, então, por exemplo, você é vamos supor gerente. Mas que às vezes também faz parte da equipe de vendas, mas que também às vezes faz isso e aquilo. Você está fazendo muita coisa ao mesmo tempo.
Foster: Sim, nossa, eu não estava esperando uma aula de história sobre Revolução Industrial, mas parabéns, Alexia, obrigada.
Alexia: De nada.
Foster: A primeira coisa que veio pra minha mente a letra de uma das minhas músicas preferidas.
Alexia: Tempo, tempo, tempo, tempo.
Foster: Não. Ah. Mas é uma música do nosso querido Tim Bernardes, que já gravamos dois episódios sobre, mas minha música preferida que o nome da música é Beleza Eterna, ele fala, se não me engano...
Alexia: Nós vamos morrer nas mãos de celular.
Foster: Sim, ele fala isso, mas ele fala também tipo, do computador, da máquina que tem outra velocidade, que tem outra velocidade. Como que vai depois disso? Bom, enfim, a ideia é que, a tecnologia e a sociedade que temos hoje em dia, não é o ritmo normal pra pra nós, pra seres humanos.
Alexia: A facilidade que a gente tem acesso às coisas faz com que a gente fique sobrecarregado, né, e sem conseguir priorizar as coisas e sem conseguir entregar coisas de qualidade.
Foster: É.
Alexia: Então, assim, é o...
Foster: É o ponto de, burnout, o teu ponto que eu às vezes eu eu não consigo escutar os meus pensamentos.
Alexia: É, é. Tem semanas que eu acho que, sabe que aquela aqueles personagens do circo que tem, que estão equilibrando vários pratos?
Foster: Uhum.
Alexia: Sabe, nas mãos, nos pés...
Foster: Sim, sim.
Alexia: Com a boca...
Foster: Sim.
Alexia: E etcétera. Às vezes eu acho que é isso e as pessoas não param de colocar pratos em cima, e uma hora tudo vai quebrar.
Foster: Sim.
Alexia: Vai cair e vai quebrar.
Foster: Então pra mim esse princípio sobre o ritmo das coisas, muito mais uma questão de de saúde mental, física e também de de de poder sustentar essas coisas. Mais uma frase, isso pra mim e pra você.
Alexia: Também, também. Às vezes eu acho que, não sei, às vezes eu, eu tenho uma imagem na minha cabeça que assim é uma praia, com uma água de coco, sem ninguém, por perto. E na minha cabeça eu estou assim, eu não quero saber o que está acontecendo na vida de ninguém. Eu não quero saber o que está acontecendo no trabalho. Eu não quero saber de nada, além do que está acontecendo nesse momento, que sou eu na praia, olhando o mar, com os passarinhos ao meu redor.
Foster: Sabe? Acabei de ter essa experiência no Chipre.
Alexia: Sim, por dois dias, não deu nem tempo de eu me desligar, direito. Eu preciso de um mês, sabe, é privilégio ter esse privilégio. Foi privilégio eu ter conseguido dois dias numa praia no Chipre, sabe? Nem todo mundo tem esse self awareness, esse...
Foster: Bom, eu acho que tem a parte da sociedade que temos uma sociedade moderna que não é muito saudável.
Alexia: Doente.
Foster: Eu não queria falar doente, mas é doente. E pra mim duas coisas que me ajudam muito porque eu tenho tanta dificuldade em descansar, é muito difícil pra eu desligar e realmente descansar. Então duas coisas que me ajudam.
Alexia: Me ajudam.
Foster: Que me ajudam. Primeira coisa, só caminhar, que isso dá ritmo mais humana, mais natural.
Alexia: Ritmo mais humano.
Foster: Que que eu falei?
Alexia: Humana.
Foster: Ah, ritmo mais humano, mais natural, é uma lembrança pra mim de que eu sou, eu sou humano, eu não sou uma máquina, então isso é muito bom pra, agora eu posso fazer as coisas com pouca mais calma. É. E também a meditação, que cada vez que eu me dito, tipo, nossa senhora, que que, por que eu estou tentando fazer tanta coisa ao mesmo tempo? É óbvio que é impossível e não é saudável.
Alexia: Pra mim é ficar perto de algum tipo de água, seja lago, rio, uma cachoeira, uma praia. Por exemplo, se falar, ah, vamos caminhar, vamos fazer uma trilha, mas se não tiver água nesse meio, pra mim vai ser mais uma função que eu estou fazendo além de relaxar. Então...
Foster: Então pra você o princípio de...
Alexia: Não, pra mim pra eu conseguir atingir ao relacionamento máximo, tipo de realmente ok, sabe? Aqui eu estou presente, etcétera, eu preciso estar em frente a um laguinho. Uma poça de água, algo do gênero, sabe? Eu não sei se é porque eu cresci no Rio de Janeiro e eu tinha a praia e a Lagoa ao meu dispor, não faço ideia do que que está por trás disso.
Foster: Bom, eu acho que provavelmente tem muito a ver com isso.
Alexia: Não sei, mas se você pensar, lembra aquele lago que a gente estava tomando conta dos dois buldogues?
Foster: Lembro.
Alexia: Aquilo pra mim é paraíso, se eu tivesse uma casa em frente àquele lago, aquilo ali é paraíso porque você caminha, você passeia com o lago e você realmente relaxa pra mim.
Foster: É, não, eu acho engraçado e curioso que o princípio de trabalhar de ritmo mais natural, pra você basicamente é, como relaxar. É mais semelhante a isso?
Alexia: Acho que sim. Eu não sei, eu estou também à procura.
Foster: É paradoxo, relaxamento fundamental pra ser produtivo.
Alexia: Uma coisa é certa, eu trabalho muito melhor e vivo muito melhor da casa do lago do seu pai, da família do seu pai.
Foster: Sim, sim. A natureza é muito importante.
Alexia: Dúvidas em relação a isso, eu durmo melhor, eu vivo melhor, eu como melhor, eu estou muito melhor lá. É porque, não sei, eu acho que, quando eu só estou caminhando, eu fico muito ativa do tipo, que árvore linda, ai que flor linda, ai que passarinho lindo, ai meu deus, sabe, tipo, minha cabeça está trabalhando, muito feliz de estar naquele lugar. Se eu tiver qualquer corpo de água perto de mim, aquilo me obriga a descansar.
Foster: É. Você pode falar corpo de água?
Alexia: Sim, qualquer tipo de água.
Foster: É, mas corpo de água existe em português?
Alexia: Não sei se a gente fala assim, não, mas é. Água, qualquer tipo.
Foster: Adoro água, e te ajuda a relaxar.
Alexia: E detalhe, não é nem mergulhar, não, é simplesmente sentar e ver.
Foster: Então, é muito, bom, pelo menos pra mim, trabalhar de ritmo natural, humano, é muito difícil hoje em dia porque, obviamente, não, evoluímos pra receber informações vinte e quatro horas por dia do mundo inteiro, sabendo o que que está acontecendo no mundo inteiro com todas as pessoas que a gente já conheci na vida.
Alexia: Já conheceu.
Foster: Já conheceu na vida. Isso não é natural. Precisamos nos proteger pra poder trabalhar bem e relaxar e e descansar.
Alexia: Eu sei, comprovadamente, que pra eu ser uma parceira melhor, uma amiga melhor, uma filha melhor, uma profissional melhor e todas as outras funções que eu tenho, eu preciso resetar a cada quatro meses, mais ou menos.
Foster: Resetar?
Alexia: É, no sentido de tipo, eu preciso ter algum tipo de descanso.
Foster: É.
Alexia: A cada quatro meses, mais ou menos.
Foster: Pra desligar. É. Ah, Alexia, é episódio de conversa profunda.
Alexia: Sim.
Foster: Exatamente por isso que eu queria conversar com você sobre esse tema porque tem tanta profundidade. Profundidade. Profundidade, profundidade. Que é uma vida produtiva, ao meu ver, uma vida profunda, repleta, plena, cheia de amor, felicidade, energia boa, todas essas coisas que normalmente não pensamos sobre essas coisas quando falamos sobre produtividade.
Alexia: Sim, é verdade.
Foster: Bom, mais alguma coisa pra fechar o episódio?
Alexia: Não, finalizamos aqui, pessoal, espero que vocês tenham gostado dos três pilares da produtividade lenta. E nos vemos no próximo episódio, né, Foster?
Foster: É, acho que talvez podemos revisitar o tema num episódio no futuro pra ver se a gente realmente... Ai, como é que eu vou falar isso, se a gente realmente seguiu, os nossos, acontecia lixo. Sim. É, vamos ser...
Alexia: Vamos ver. Bom, pessoal, muito obrigada e até o próximo episódio. Tchau.
Useful vocabulary & expressions
Bem-vindos a mais um episódio - Welcome to another episode
Aperta o play - Press play
Produtividade lenta - Slow productivity
Ritmo natural humano - Natural human rhythm
Sobrecarregar a sua agenda - Overload your schedule
Ritmo sustentável - Sustainable rhythm
Fazer menos coisas - Do fewer things
Fazer coisas de alta qualidade - Do high-quality things
As formigas são sem parar - The ants are non-stop
Não é necessário estarmos nesse sistema - It's not necessary for us to be in this system
Estou parando aqui pra analisar pouquinho - I'm stopping here to analyze a little
A sociedade já passou - Society has already gone through
Sistema fordista - Fordist system
Termos vários papéis em diferentes áreas das nossas vidas - Having various roles in different areas of our lives
Você está fazendo muita coisa ao mesmo tempo - You're doing many things at the same time
Nós vamos morrer nas mãos de celular - We're going to die at the hands of cell phones
A facilidade que a gente tem acesso às coisas - The ease with which we have access to things
Ficar sobrecarregado - Get overwhelmed
Entregar coisas de qualidade - Deliver quality things
Não consigo escutar os meus pensamentos - I can't hear my thoughts
Equilibrando vários pratos - Balancing several plates
Uma hora tudo vai quebrar - At some point, everything will break
Saúde mental, física - Mental and physical health
Poder sustentar essas coisas - To be able to sustain these things
Eu não quero saber o que está acontecendo - I don't want to know what's happening
É privilégio ter esse privilégio - It's a privilege to have this privilege
Sociedade moderna que não é muito saudável - Modern society that isn't very healthy
Tenho tanta dificuldade em descansar - I have such difficulty resting
Desligar e realmente descansar - Disconnect and really rest
Eu sou humano, eu não sou uma máquina - I'm human, I'm not a machine
Fazer as coisas com pouca mais calma - Do things a little more calmly
Por que eu estou tentando fazer tanta coisa ao mesmo tempo? - Why am I trying to do so many things at the same time?
Ficar perto de algum tipo de água - Stay near some type of water
Atingir ao relacionamento máximo - Achieve maximum relaxation
Aquilo me obriga a descansar - That forces me to rest
Corpo de água - Body of water
Poluímos pra receber informações - We pollute ourselves to receive information
Precisamos nos proteger - We need to protect ourselves
Resetar a cada quatro meses - Reset every four months
Conversa profunda - Deep conversation
Uma vida produtiva - A productive life
Uma vida profunda, repleta, plena - A deep, full, complete life
Cheia de amor, felicidade, energia boa - Full of love, happiness, good energy
Os três pilares da produtividade lenta - The three pillars of slow productivity
Revisitar o tema - Revisit the topic
Reflection questions & Portuguese practice
Entendendo o Ritmo Natural
Como você definiria o "ritmo natural humano" no contexto do trabalho e da vida diária?
Liste três atividades do seu dia a dia que você sente que estão em harmonia com seu ritmo natural:
- Identificando Sobrecarga
Quais são os sinais de que você está sobrecarregado(a) ou trabalhando em um ritmo não sustentável?
Estratégias para Desacelerar
Escolha duas estratégias mencionadas no episódio para trabalhar em um ritmo mais natural. Como você poderia implementá-las em sua vida?
Estratégia 1: Plano de implementação:
Estratégia 2: Plano de implementação:
Conexão com a Natureza
Descreva um ambiente natural que te ajuda a relaxar e recarregar:
Como você poderia incorporar mais momentos de conexão com a natureza em sua rotina semanal?
Equilibrando Produtividade e Descanso
Em uma escala de 1 a 10, avalie seu equilíbrio atual entre trabalho e descanso:
O que poderia ajudar você a melhorar esse equilíbrio?
Plano de Reset
Baseado na ideia de "resetar" a cada quatro meses, planeje três momentos de descanso significativo para o próximo ano:
- Data: ____________ Atividade:
- Data: ____________ Atividade:
- Data: ____________ Atividade:
Reflexão Final
Como trabalhar em um ritmo mais natural poderia impactar positivamente sua vida pessoal e profissional?