Transcript
Alexia: Olá olá pessoal e bem-vindos a mais um episódio aqui do Carioca Connection. Meu nome é Alexia, eu sou a brasileira. E eu estou super bem acompanhada do meu querido parceiro que é americano e continuamente está aprendendo português, Foster.
Foster: O que que eu estou fazendo?
Alexia: Você está continuamente...
Foster: Continuamente. Aprendendo português. Eu tento, eu faço o meu melhor.
Alexia: Você faz sempre o seu melhor.
Foster: Oi, Alexia. Oi, gente. Muito obrigado, Alexia, por essa apresentação.
Alexia: De nada. Bom, vamos direto ao ponto.
Foster: Direto ao ponto. Primeiramente, esse episódio faz parte de uma série de não sei quantos episódios. É uma conversa sobre produtividade. Então se você não escutou o episódio anterior, provavelmente faz mais sentido começar lá, não é?
Alexia: Sim. Ou seja, se você não escutou, para, volta pro próximo, ou melhor, volta pro anterior e depois volta pra cá.
Foster: Isso, que basicamente a gente está conversando sobre produtividade e usando e pensando sobre algumas ideias de um livro que eu li recentemente. O livro se chama "Slow Productivity" em inglês, que seria produtividade lenta, do autor Cal Newport. Mas sabe alguma coisa, Alexia?
Alexia: Não, e agora a gente está listando e falando sobre os três princípios dessa produtividade lenta que ele gosta, né? Que ele fala que é assim que deveria ser as nossas vidas.
Foster: E só pra resumir o episódio anterior, a gente está falando sobre produtividade de uma forma super ampla. Não é, "eu quero acabar com essa tarefa hoje". É mais...
Alexia: Fazer a sua vida mais fácil e mais gostosa, e de uma forma que você alcance seus objetivos sem se matar durante o processo.
Foster: Exatamente. Sem burn out... é isso. Então Alexia, o primeiro princípio que ele dá no livro, ou o primeiro pilar, como ele se chama em inglês. Como ele chama esses princípios, essas ideias sobre produtividade? Você quer ler a primeira?
Alexia: Sim, a primeira é, fazer menos coisas.
Foster: Bem simples.
Alexia: Ou seja, priorizar tarefas que realmente importam e reduzir o número de compromissos para focar na qualidade e não na quantidade.
Foster: Eu pessoalmente gosto muito disso. E você, Alexia?
Alexia: Eu também, eu sou super a favor disso. Para mim, eu nunca entendi as pessoas falando, "eu fiz cem coisas hoje". Tá, mas você fez bem? Você realmente entendeu aquilo que você fez? Você estava presente naquele momento? Você gostou daquilo?
Foster: Bom, se você está falando pra mim diretamente, normalmente a resposta é não. Eu fazia muita coisa. Eu fiz muito mais coisas... não, como é que eu vou falar isso? Eu fiz muito mais coisa do que eu deveria ter feito.
Alexia: Isso.
Foster: seria a minha resposta a essa pergunta. Bom, eu concordo com isso, mas pelo menos pra mim, é muito difícil fazer isso.
Alexia: Mas eu acho engraçado porque isso, para mim, é obviamente tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Hoje eu tenho um exemplo ótimo, né? Eu fiz a minha cirurgia, me recuperei e finalmente consegui voltar às minhas aulas de pilates, certo? Então hoje eu acordei, fui pra aula de pilates que foi super difícil pra mim porque, enfim, por mil motivos. Voltei, levei o nosso cãozinho pra dar um passeio sem chuva, voltei, almocei, sentei pra trabalhar, estou gravando um episódio. Até aí tudo bem. Talvez a gente ainda tenha jantar hoje à noite. Eu nesse momento eu diria que eu não vou porque eu sei que eu não estaria 100% presente e com a energia disponível para conseguir falar com as pessoas, dar atenção às pessoas…
Foster: A coisa interessante e difícil pra mim, se você quer fazer menos coisas na sua vida… Se a minha vida eu sempre estou sentindo que tô correndo atrás, entende? Isso faz sentido?
Alexia: Sim! Você tá sempre tentando pegar o ônibus.
Foster: Tipo cachorro tentando pegar o carro. É… Então, a minha vida tá muito corrida e sempre to fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. E é dificil fazer menos e fazer menos coisas, eu preciso saber quais são as minhas prioridades. Você entende, Alexia?
Alexia: Mas também tem muita gente que tem o FOMO. Feeling of missing out. E se levam ao extremo em relação à várias coisas.
Foster: E falando sobre experiência pessoal: já gravamos vários episódios sobre o burn out. Mas para fazer menos coisas você precisa aceitar o fato que o nosso tempo é finito e que não pode fazer tudo. E você precisa escolher. Isso é difícil e dá medo.
Alexia: Pra mim me ajuda muito mais escolher aquilo que você vai fazer. Se você realiza que okay eu tenho 10 horas no dia pra comer três refeições, pra… trabalhar, pra assistir tv, pra ler um livro, tipo… as suas coisas do seu dia a dia… Na minha cabeça faz muito mais sentido eu saber que hoje, sexta feira, quais são as minhas coisas mais importantes? Isso, isso e aquilo. Pronto, acabou. Porque eu só tenho 10 horas.
Foster: Muito mais fácil falar do que fazer.
Alexia: Eu sou melhor nisso do que você!
Foster: Obrigado, Alexia! Eu eu concordo, mas, tá, vamos dizer quais são as suas prioridades. Eu posso falar algumas algumas das minhas, por exemplo, o nosso relacionamento, o nosso cachorro, a nossa família, a nossa saúde mental e física, o nosso trabalho aqui no Carioca Connection… pra mim é super importante, mas se eu pensar bem, é tipo ah, o que que eu fiz essa semana? Bom a maior parte que as coisas que eu fiz não tinha nada a ver com essas prioridades, entendeu?
Alexia: Eu entendi, mas por exemplo família, saúde, nosso cachorro e etc… pra mim, eu nem já penso, tipo no dia a dia. Porque pra mim isso já é, não precisa ser falado. Por exemplo eu não acordo, e e penso assim. Sei lá, o meu pai vai precisar da minha atenção hoje, isso já é automático entendeu? Já já sei que eu ligo pra ele uma vez por dia, falo com ele e pronto. Foster: É, então é uma prioridade.
Alexia: Exatamente. Mas, por isso ser já algo, meio que automático pra mim. O que não é automático, e eu preciso sentar e analisar, pra ver se aquilo é minha prioridade ou não durante o dia, é o que vai levar o selo de prioridade ou não, entendeu?
Foster: Mais ou menos, o selo?
Alexia: Tipo…
Foster: Carimbo. É.
Alexia: É. É. Então é mais ou menos isso, assim, eu preciso almoçar.
Foster: E você faz isso todos os dias?
Alexia: Ou pelo menos uma vez na semana e organizo a minha semana?
Foster: Eu acho que é a coisa mais difícil. Todas nós temos essas prioridades mais ou menos automáticas, saúde, família, relacionamento etc. Isso já, requer muito tempo, energia. Essas coisas são, necessárias, pra viver uma vida produtiva.
Alexia: Sim.
Foster: Acho eu.
Alexia: Sim, eu também acho. Enfim nós já não temos a fórmula, e nem nada, mas eu acho que, as prioridades dependem de cada um. E também eu acho que depende muito de semana pra semana e eu, por exemplo a semana que vem a gente está indo pros Estados Unidos, né? Então, fazer mala, vai virar uma das minhas prioridades num dos dias.
Foster: Sim, claro.
Alexia: E isso não é não é normal, no dia a dia, entendeu? É isso que eu estou falando.
Foster: É é entendi. Que tal, Alexia, pra terminar esse esse episódio… Bom, pelo menos eu posso tentar dar exemplo de uma coisa que eu não preciso fazer, que eu sempre faço mas não não tenho nada a ver com minhas prioridades. Tá tudo bem?
Alexia: Sim.
Foster: Tá, deixa eu pensar, em alguma coisa.
Alexia: Como assim está tudo bem?
Foster: É é uma boa ideia.
Alexia: Ah não então a pessoa não. Não se fala assim. Está tudo bem tipo, are you okay ?
Foster: essa ideia está tudo bem com você? De quem corda, que é uma boa ideia pra terminar o episódio?
Alexia: Sim, você acha uma boa ideia?
Foster: Você acha uma boa ideia, peço desculpas. Bom, eu sei que todos os dias eu passo muito tempo na frente de… ou meu computador ou iPad ou celular, fazendo coisas, não tipo brincando mas lendo artigos e, não necessariamente procrastinando, mas fazendo coisas que não têm nada a ver com as minhas prioridades na vida. Então, é uma coisa que eu posso fazer menos.
Alexia: Boa, sim.
Foster: Obrigada. Você tem uma?
Alexia: Não sei. Não tava preparada pra essa pergunta? Não sei. Não sei!
Foster: Se não precisa responder agora, você pode responder no próximo episódio.
Alexia: Não, eu eu eu tenho muita dificuldade em colocar algo importante como prioridade quando eu não sei fazer aquela coisa. Então eu invento qualquer coisa pra virar prioridade pra eu não ter que lidar com aquilo. É. Então…
Foster: É mais ou menos procrastinar.
Alexia: Sim, mas só quando eu não sei fazer aquilo e eu tenho que sentar, aprender e etcétera etcétera, tipo, ai meu Deus, eu vou ter que passar por todo esse processo, vai demorar muito tempo e aí eu começo a inventar bando de coisa pra eu fazer ao invés disso. É.
Foster: E é daí, é o momento que você precisa parar pensar, bom eu realmente quero fazer essa coisa não, é uma prioridade pra minha vida não.
Alexia: Sim às vezes eu não tenho muita opção mas…
Foster: sim. Não às vezes não mas a gente está falando são é mais ou menos o caminho que você quer ir na sua vida não são regras… Bom, mais alguma coisa pro episódio de hoje?
Alexia: Não, vamos de lá gente, vamos continuar no próximo episódio falando do próximo princípio. E é isso, eu espero que vocês tenham tido ótimo episódio acompanhado por nós e até a próxima.
Foster: Obrigado gente e dia produtivo pra você.
Alexia: Tchau!
Useful Vocabulary & Expressions
Bem-vindos a mais um episódio - Welcome to another episode
Continuamente está aprendendo português - Continuously learning Portuguese
Vamos direto ao ponto - Let's get straight to the point
Produtividade lenta - Slow productivity
Faz mais sentido começar lá - Makes more sense to start there
Priorizando tarefas que realmente importam - Prioritizing tasks that really matter
Reduzir o número de compromissos - Reduce the number of commitments
Focar na qualidade e não na quantidade - Focus on quality, not quantity
Fazer a sua vida mais fácil e mais gostosa - Make your life easier and more enjoyable
Alcance seus objetivos sem se matar durante o processo - Achieve your goals without killing yourself in the process
Acordei, fui pra aula de pilates - I woke up, went to Pilates class
Trabalhar com períodos de tempo bem definidos - Work with well-defined time periods
Fazer as coisas em blocos de tempo - Do things in time blocks
Eliminação de distrações - Elimination of distractions
Impede de sermos produtivos - Prevents us from being productive
Manter o foco e a energia - Maintain focus and energy
Nossa, eu tenho oito horas pra trabalhar - Wow, I have eight hours to work
Isso é muito importante - This is very important
Bloqueios de tempo bem definidos - Well-defined time blocks
Tentar fazer, mas é difícil - Try to do, but it's hard
Esses são os três princípios de produtividade lenta - These are the three principles of slow productivity
Fazer menos coisas - Do fewer things
É uma boa maneira de viver e trabalhar - It's a good way to live and work
Fazer as coisas certas de maneira mais eficaz - Do the right things more effectively
Espero que vocês tenham gostado do episódio - I hope you enjoyed the episode
Possam aplicar esses princípios na vida de vocês - Can apply these principles in your lives
Até a próxima, tchau! - See you next time, bye!
O que que eu estou fazendo? - What am I doing?
Eu tento, eu faço o meu melhor - I try, I do my best
Oi, gente. Muito obrigado, Alexia, por essa apresentação - Hi, everyone. Thank you very much, Alexia, for this introduction
Não sei quantos episódios - I don't know how many episodes
Usando e pensando sobre algumas ideias - Using and thinking about some ideas
A resposta é não - The answer is no
Eu fazia muita coisa - I did a lot of things
Nunca entendi as pessoas falando - I never understood people saying
Estava presente naquele momento - Were you present at that moment
Você gostou daquilo? - Did you enjoy that?
Voltei, levei o nosso cãozinho pra dar um passeio - I came back, took our little dog for a walk
Fazer mais coisa do que eu deveria ter feito - Do more things than I should have done
Fiz a minha cirurgia, me recuperei - I had my surgery, I recovered
Esse é o primeiro princípio - This is the first principle
Isso é algo que eu realmente tento fazer - This is something I really try to do
Como ele chama esses princípios - How he calls these principles
Sem exagerar - Without exaggeration
Até aí tudo bem. - So far, so good.
Eu não estaria 100% presente - I wouldn't be 100% present.
Correndo atrás - Chasing after / Always trying to catch up
Tentando pegar o ônibus - Trying to catch the bus
Cachorro tentando pegar o carro - Dog chasing a car
A minha vida tá muito corrida - My life is very busy/hectic
Feeling of missing out - Fear of missing out
Já gravamos vários episódios - We've already recorded several episodes
O nosso tempo é finito - Our time is finite
Isso é difícil e dá medo - This is difficult and scary
Na minha cabeça faz muito mais sentido - In my mind, it makes much more sense
Muito mais fácil falar do que fazer - Much easier said than done
Eu sou melhor nisso do que você! - I'm better at this than you are!
O que que eu fiz essa semana? - What did I do this week?
Não precisa ser falado - It doesn't need to be said
Já é automático pra mim - It's already automatic for me
O selo de prioridade - The priority stamp/seal
Requer muito tempo, energia - Requires a lot of time and energy
A gente está indo pros Estados Unidos - We're going to the United States
Fazer mala - To pack (a suitcase)
Não se fala assim - You don't say it like that
Peço desculpas - I apologize
Não tava preparada pra essa pergunta - I wasn't prepared for that question
Eu invento qualquer coisa - I make up anything
Eu vou ter que passar por todo esse processo - I'll have to go through this whole process
Às vezes eu não tenho muita opção - Sometimes I don't have much choice
Vamos continuar no próximo episódio - Let's continue in the next episode
Eu espero que vocês tenham tido ótimo episódio - I hope you had a great episode
Dia produtivo pra você - A productive day to you
Reflection Questions
1. Understanding Slow Productivity
What does "slow productivity" mean to you? How might it differ from traditional productivity concepts?
2. The First Principle: Do Fewer Things
List three tasks or commitments you could potentially eliminate from your life:
How might reducing these tasks or commitments improve your focus and overall productivity?
3. Identifying Your True Priorities
What are the top 5 priorities in your life right now?
How much of your time and energy is currently devoted to these priorities?
4. Overcoming Productivity Challenges
What's one task or responsibility you often procrastinate on? Why do you think you avoid it?
How could you reframe or approach this task to align it better with your priorities?
5. Time Audit
For one day this week, track your activities. Then, categorize them as:
- Essential to priorities
- Important but not priority
- Neither important nor priority
What insights did you gain from this exercise?
6. Quality Over Quantity
Describe a recent experience where you felt fully present and engaged in a task or activity:
How can you create more of these experiences in your daily life?
7. Action Plan
Based on the principle of doing fewer things, what's one change you commit to making this week?
How will you measure the success of this change?