S08:E03 — Going to the gym & essential fitness vocabulary
Transcript
Alexia: Oi, oi pessoal! Bem vindos a mais um episódio aqui do Carioca Connection! É o primeiro episódio que nós estamos gravando em 2023! Uhul!
Foster: Primeiro episódio do ano do Ano Novo!
Alexia: Primeiro episódio do Ano Novo, exatamente Foster! E pra quem tá chegando agora… Meu nome é Alexia, eu sou brasileira, carioquíssima do Rio de Janeiro, obviamente. E eu estou aqui com o meu querido parceiro de vida que se chama Foster.
Foster: É o meu nome! Meu nome é Foster, eu sou americano, sejam bem vindos a mais um episódio do Carioca Connection. E hoje a gente vai falar sobre… A sua experiência na academia, Alexia.
Alexia: Sim, então... Pra quem perdeu os dois últimos episódios, nós gravamos hoje no ano passado. Ou seja, semana passada.
Foster: Semana passada, ano passado.
Alexia: É, falando que um dos nossos objetivos do ano novo seria cuidar da nossa saúde física e mental, melhor. Mas, mais especificamente, a física. E nós nos inscrevemos na academia, ou seja, aconteceu gente. Eu fui! Ontem foi o meu primeiro dia lá!
Foster: E só para me defender antes de tudo… A gente fez a inscrição na academia e no último episódio a gente falou que iamos pra academia…
Alexia: Íamos.
Foster: Íamos para a academia e íamos dar a nossa reportagem de como é que foi.
Alexia: Tá, vamos lá!
Foster: Essa frase foi muito difícil! Pode me corrigir.
Alexia: Então… você gostaria de falar na verdade isso: no último episódio, nós falamos que a gente iria pra academia, e que nesse episódio de hoje a gente iria falar o que aconteceu.
Foster: É iria é condicional.
Alexia: Isso. E quando você fala reportagem eu entendo que isso vem do inglês que é to report back.
Foster: Sim, mas também foi um pouco de brincadeira. Mas como que você diria?
Alexia: Reportagem é: reportagem jornalística. Então, é o que você assiste nos jornais, certo? É uma reportagem sobre um acontecimento.
Foster: Bom, eu me considero um jornalista aqui.
Alexia: Então, eu falaria, tipo, como foi a nossa experiência? O que que aconteceu?
Foster: Tá.
Alexia: Tá?
Foster: Então, Alexia… é uma história longa, mas ontem você acabou indo pra a academia, eu não. Mas, hoje a gente vai falar sobre a sua experiência no primeiro dia na academia, como que você está sentindo hoje?
Alexia: Primeiro que eu achei muito estranho não ter um bebedouro na academia.
Foster: Não é a primeira vez que isso aconteceu, aqui em Portugal.
Alexia: Isso é muito estranho não ter bebedouro. Bebedouro é water fountain.
Foster: Sim, é sacanagem!
Alexia: Eu também acho! Porque… Ou você vai morrer de sede ou você precisa pagar… Comprar uma água na academia.
Alexia: Ou você leva de casa.
Foster: Sim, ou isso.
Alexia: Sim, é muito estranho… Aí vocês vão pensar "ah, tudo bem é só pegar água da pia" né, os americanos em geral bebem água da pia, é normal. Eu não bebo água daqui, da pia, nem amarrada porque é muito muito forte, tem muito calcário então gosto é muito ruim. Então, realmente eu vou ter que levar uma água aqui de casa. Não é o fim do mundo mas, eu acho muito estranho não ter bebedouro no lugar onde você tá fazendo exercício, suando.
Foster: Sim eu acho um pouco demais, um pouco essa sacanagem na parte deles mas, além da falta do bebedouro, Alexia, como é que foi a sua primeira experiência na academia depois de alguns anos?
Alexia: Foi incrível. É, não é incrível. Foi bom, foi muito bom. Incrível é viajar pra um lugar novo e ir pra academia…. Eu não considero a parte incrível da minha vida. Mas…
Foster: Me conta o que você fez?
Alexia: Eu comecei com uma das professoras que ficam disponíveis lá para ela fazer a minha avaliação física. Então, ela me pesou, viu como é que tá a minha massa muscular. O meu é… body fat, que é… Eu nem sei como é que é isso em português.
Foster: Gordura. É gordura localizada.
Alexia: É gordura localizada…?
Foster: Corporal.
Alexia: É, uma coisa assim. É… Gente!
Foster: Que você não tem muito, não…
Alexia: Eles não tem bebedouro mas eles têm um aplicativo, super moderno, que vai me mostrar toda a minha… O meu progresso na academia. Incrível aquele negócio! Dizer até quanto de água eu tinha no meu corpo? Surreal!
Foster: E você gosta de tanta informação assim?
Alexia: Gosto, né? E você também, você tem Whoop.
Foster: É, mas eu acho um na academia, eu quero fazer coisas. Eu não preciso de aplicativos.
Alexia: Mas você tem um objetivo, assim como estudar uma língua, você também numa… Ao fazer exercício, você tem um objetivo. O meu é ganhar massa muscular. Então é bom ver o aplicativo, o seu progresso de ganho de massa muscular.
Foster: Sim, eu concordo que é bom para ver o seu progresso.
Alexia: E para finalizar o meu dia, na academia eu fiz uma aula de funcional. Que infelizmente o professor aprendeu quem eu era e aprendeu meu nome e foi aula inteira: "Alexia vamos! Alexia é isso! Alexia aquilo!"
Foster: Mas, peraí. Você pode explicar o que é funcional? Porque não é uma palavra que usamos muito.
Alexia: Nem em português né, eu só uso funcional para esse tipo de… É tipo um circuito.
Foster: É mas todo mundo, qualquer falante de português, nativo, entende a palavra funcional.
Alexia: Está funcionando. É algo que funciona.
Foster: Deixa eu explicar, então. Funcional é… Basicamente qualquer coisa que você pode fazer com o seu corpo… É um pouco parecido com Crossfit. Você não está com muito peso, coisa assim.
Alexia: A perfeita descrição pro funcional de ontem foi: duas séries de cada exercício, dez segundos de descanso. Então: 20 segundos de exercício, 10 segundos de descanso, troca, aí vai para o próximo exercício. Então você faz um funcional que na verdade é um circuito… É uma roda de exercícios, e você vai trocando. Tinham 20 pessoas na aula, 2 pessoas por exercício, 10 estações.
Foster: É quase HIIT, né?
Alexia: É, enfim… E enfim, é isso aí, o professor aprendeu o meu nome, ele já sabe quem eu sou, já sabe que eu estou horrível, na pior forma possível, mas eu fiz, eu fui, eu voltei. E hoje tem de novo. Eu e Cris, Cris e eu. Vamos lá!
Foster: Cris, a Alexia está falando sobre Cristiano Ronaldo…
Alexia: Que é o dono.
Foster: Que é o dono da academia. Pergunta final, Alexia! Como que você está fisicamente hoje? Mentalmente? Você está dolorida?
Alexia: Muito!
Foster: E você está preparada para fazer isso de novo?
Alexia: Não, mas eu vou. É isso. Você só precisa aparecer. Igual com as nossas lives classes no CC Club. Parece que são… Que te colocam num lugar meio estranho, porque você vai ter que falar em português e você tem vergonha, etc. Mas você só tem que aparecer. Só dar o primeiro passo: aparecer. E o resto a gente faz acontecer.
Foster: É, a parte mais difícil de qualquer coisa que vale a pena na vida é só aparecer. É sair do sofá e ir para a academia e quando você entra na academia normalmente não é tão ruim não.
Alexia: Não!
Foster: Bom, obrigada por compartilhar a sua experiência, Alexia, mais uma coisa por hoje?
Alexia: Não! É isso! Só apareça. É isso! Até o próximo episódio e muito obrigada!
Foster: Tchau, tchau!