🙋🏻

S07:E26 - Being grateful for simple things in life

Listen on:

Alexia: Oi, oi, pessoal. Eu tô aqui há uns 10 minutos já tentando imaginar como é que seria esse episódio e como é que eu gostaria de falar com vocês, em inglês ou em português, sobre gratidão, sobre o ato de ser grato sobre algo, sobre alguma coisa. E também de entender a gratidão que os outros têm em relação a você. E eu acho que isso é sempre muito difícil, porque às vezes a gente confunde muito, né? O “Será que a gente realmente merece algo? Será que a gente realmente merece ou precisa? Ou... Então, não sei, eu fico aqui pensando às vezes comigo mesmo. Por exemplo, como a nossa sociedade de hoje em dia está muito complicada em relação a tanta coisa, tão polarizada em relação a tanta coisa. E que, às vezes, a gente esquece das coisas mais simples.

💡
tentando imaginar como é que seria esse episódio - trying to imagine what this episode would be like

Então, ao invés de ficar procurando coisas incríveis para falar do que eu sou grata e porque eu me sinto tão feliz em relação a essas coisas, não são as coisas incríveis que me tornam grata e, sim, as coisas simples e que estão no meu dia a dia. Então, por exemplo, eu sou muito grata, extremamente grata ao meu pai. E eu sei que tem muita gente que não teve, não tem um bom relacionamento com o pai ou com a mãe, e que não tem o que eu tenho, um relacionamento com meu pai, mas eu sou muito grata por esse relacionamento. Que antes da minha mãe falecer, e depois da minha mãe falecer, sempre foi um relacionamento incrível. Antes e depois, e durante, principalmente, né? Durante a época do luto e etc.

💡
ao invés de - instead of, rather than relacionamento - relationship falecer - to pass away luto - grief

Então eu sou muito grata a ele por sempre ser assim meu grande companheiro de aventuras, sabe? E pai é pai, né gente? Quando a gente tem um bom relacionamento com o pai biológico ou o pai de coração, o pai de alma, o pai que te criou, a pessoa com quem te criou ou coisa parecida, é muito bom isso. Então eu sou muito grata à ele. E eu sou também extremamente grata, muito muito muito ao meu núcleo, né? Ao meu núcleo de pessoas com quem eu posso contar. E esse núcleo está cada vez mais, assim, não desaparecendo, mas está cada vez ficando mais pequeno.

💡
companheiro de aventuras - adventure partner núcleo - core, nucleus

Gente, eu falei igual a uma boa portuguesa e eu nem percebi, é ‘menor’. Aqui em Portugal, ‘mais pequeno’ pode ser falado e saiu naturalmente. Então, perdão, meus queridos compatriotas brasileiros. E esse núcleo está ficando cada vez menor. E, às vezes, isso me incomoda muito, sabe? Que amigos que eu sempre considerei grandes amigos, que hoje em dia não fazem muito mais parte da minha vida. Mas talvez isso seja uma fase, não sei. Porque a gente também tem disso, né? Tem fases da vida, e eu sou muito grata às fases da vida. Eu acho que as fases da vida, elas ensinam muito, e eu tenho plena certeza que nada é por acaso. Eu também não acredito que esteja já tudo escrito não, tá? Mas eu também acho que está ali por algum motivo.

💡
Em Portugal se diz 'mais grade' e 'mais pequeno,' enquanto que no Brasil se diz 'maior' e 'menor.'
💡
incomoda - it bothers fases da vida - stages of life motivo - reason

Então tem a fase da adolescência, tem a fase da vida adulta, tem a fase do crescimento, de amadurecimento mental, né? Que todo mundo passou por isso. E eu estou numa fase muito diferente assim hoje em dia. Eu estou numa fase muito minha, muito de autodescobrimento de várias questões e de ultrapassar vários traumas e vários desafios também. E eu também sou muito grata aos desafios. Claro que tem alguns que eu falo assim, “por quê?” Né? Mas tem outros que eu falo, “Ok, você existe então vamos lá, eu vou te pegar de jeito.” Então eu sou muito grata aos desafios. E claro que que eu não poderia deixar de lado, eu sou muito grata ao meu querido Foster, meu namorado, meu parceiro, meu tudo. Sem querer ser clichê, mas já sendo.

💡
adolescência - adolescence vida adulta - adulthood crescimento - growth ultrapassar - surpass desafios - challenges

E eu sou muito grata ao relacionamento que nós começamos a construir há 6 anos atrás, 6 anos e pouquinhos atrás e que, hoje em dia, está crescendo cada vez mais e está amadurecendo, e está se tornando cada vez mais forte e do nosso jeito, da nossa forma e aos nossos passos. E por último, mas não menos importante, eu sou muito grata a quem apoia os nossos negócios, o nosso dia a dia, né? O que a gente faz da vida, porque ainda é muito difícil para as pessoas entenderem que nós somos podcasters e que nós ensinamos língua online... Línguas, né? Inglês e português online. E eu sou muito grata àqueles todos que sempre apoiaram e que estão com a gente, que topam fazer parte do desafio com a gente.

💡
construir - to build crescendo - growing forte - strong negócios - business é muito difícil para as pessoas entenderem que nós somos podcasters - it's very difficult for people to understand that we are podcasters línguas - languages apoiaram - supported topam fazer parte do desafio com a gente - agree to be part of the challenge with us

Ou seja, os nossos alunos, os nossos ouvintes, vocês aí do outro lado. Porque eu acho que vocês não tem noção do que vocês fazem quando vocês apertam play para escutar um episódio nosso ou quando vocês compram algum produto nosso, porque isso faz toda a diferença pra gente. Então muito obrigada por isso tudo. E é isso. Então eu espero que vocês tenham gostado do episódio de hoje. Foi um pouquinho diferente, mas é isso. Tá bom? Então até a próxima, tchau!

💡
alunos - students ouvintes - listeners vocês não tem noção - you have no idea porque isso faz toda a diferença - that makes all the difference