📔

Leitura

Foster: Ola, ola. Sejam bem-vindos a mais um episódio do Carioca Connection. Meu nome é Foster, eu sou americano, tentando aprender português. E como sempre eu estou aqui com…

Alexia: A Alexia. Olá, tudo bem?

Foster: Tudo ótimo. Como você está hoje?

Alexia: Eu estou bem, obrigada por perguntar. E você?

Foster: Eu estou bem. Tá chovendo aqui. Eu estou um pouco cansado, eu sei que você também está, mas hoje a gente vai falar sobre uma coisa que eu amo, pessoalmente, que é a leitura.

💡

tá chovendo - it's raining cansado - tired leitura - reading

Alexia: A importância da leitura. Isso eu acho que é a importância da leitura em qualquer língua, né? Seja na sua nativa ou na que você tá aprendendo, ou coisa parecida.

Foster: É, tem duas coisas aqui. A importância da leitura em geral. É importante ler, as pessoas não tem a tendência de ler hoje em dia, devem ler mais. E além disso, pode ajudar muito com a aprendizagem das línguas.

💡

hoje em dia - nowadays

AlexiaAprendizagem.

💡

aprendizagem - learning

Foster: Aprendizagem.

Alexia: Isso.

Foster: Sim. Então Alexia, você lê em inglês?

Alexia: Eu leio em inglês sim, com certeza.

Foster: E o que você lê? Como está o processo? Você gosta?

Alexia: Bom, eu tenho a sorte de... porque o inglês é a língua oficial do mundo, né?

💡

sorte - luck

Foster: É a lingua franca, né?

Alexia: É. Então os artigos que eu quero ler, os blogs que eu me interesso, as contas em geral de social media, né? De mídia social e etc, a maioria é em inglês.

Foster: É, não tem falta de recurso em inglês.

💡

recurso - resource

Alexia: Não, não existe. Então pra mim me ajuda muito. Admito que eu tenho dificuldade às vezes de entender a manchete dos jornais e dos… como é que se diz? Dos sites de jornalismo.

💡

jornais - newspaper

Foster: Uhun, só pra clareficar.

Alexia: Clarificar.

Foster: Só pra clarificar, ‘manchete’ é...

💡

clarificar - clarify

AlexiaHeadline.

FosterHeadline. Eu acho que uma boa prática pra aprender uma língua é tentar aprender ou tentar entender os manchetes.

Alexia: As manchetes.

Foster: As manchetes para ver se faz sentido.

Alexia: Sim.

Foster: Porque às vezes, em português, eu leio uma manchete, eu penso, “Nossa, eu não faço ideia sobre o que é esse artigo.”

Alexia: É, é muito difícil. E isso é engraçado porque até na faculdade eu tinha uma matéria sobre isso, como vender uma matéria de jornal pela manchete. Então você tem que fazer com que a sua matéria seja tão interessante que caiba às vezes em cinco palavras ou até no máximo dez palavras pra chamar a atenção daquela pessoa.

💡

vender - to sell

💡

A palavra 'matéria' pode ser entendida como 'matter', 'article' ou 'subject'. Nesse caso, ela é utilizada como 'article.'

Foster: É, copywriting. Você precisa de uma manchete chamativa, digamos.

💡

chamativa - eye-catching

Alexia: Então não necessariamente a gramática vai estar certa, as palavras vão fazer sentido juntas. Então, pra mim, é uma das formas mais interessantes de se aprender uma outra língua. A partir do momento que você entende uma manchete, quer dizer que o seu esforço está valendo a pena.

💡

esforço - effort

Foster: Ótimo, acho legal. Bom, além das manchetes, vamos falar sobre a leitura em geral, boas práticas para aprender especificamente o português através da leitura.

Alexia: Eu acho que a primeira coisa que a gente tem que comentar é sobre a diferença entre a leitura ativa e a leitura passiva.

Foster: Então me explica.

Alexia: Então quando você tá lendo alguma coisa em português, que é o caso aqui das pessoas, você tá lendo aquilo pra estudar ou você tá lendo aquilo só pra passar tempo, só por ler? O que não tem problema algum.

Foster: Uhun.

Alexia: Mas a partir do momento que você para pra ler em português, você tem que decidir o motivo porque você está fazendo aquilo.

💡

motivo - reason

Foster: É. Na minha perspectiva, pessoalmente, para mim leitura ativa, eu vou estar lendo em voz alta. Se não, é passiva para mim.

Alexia: Sim. Para mim não, pra mim eu posso estar lendo numa boa, sem ser em voz alta, mas eu vou tá com um dicionário, eu vou tá com o Linguee do meu lado, eu vou tá realmente estudando aquilo que eu to lendo.

Foster: É. Linguee é um dicionário online.

Alexia: É, exatamente.

Foster: É, só porque pra mim é difícil ler em português, eu acho muito…

Alexia: Você tem mais dificuldade, sim.

Foster: É. É difícil porque é difícil mesmo.

Alexia: Uhun.

Foster: É difícil focar e realmente manter a minha concentração então, lendo em voz alta, eu fico um pouco mais focado. E também, eu estou treinando a pronúncia e todas as vantagens de ler o vocabulário, gramática, entonação, todas essas coisas ao mesmo tempo.

💡

focar - to focus em voz alta - out loud ao mesmo tempo - at the same time

Alexia: É, eu acho também que é importante as pessoas entenderem que não adianta você pegar um livro enorme em português e super legal, e etc, se você não vai aproveitar daquele conteúdo. Então assim, se você tá querendo começar com o hábito da leitura em português, pega um livro que você tenha lido em inglês e saiba muito bem… ou na sua língua materna, e saiba muito bem a história, e entenda muito bem o que tá acontecendo pra então ler em português. Por exemplo, O Pequeno Príncipe, sabe?

Foster: É. Eu já li O Pequeno Príncipe em inglês, espanhol e português várias vezes.

💡

A palavra ‘vezes’ é normalmente utilizada como ‘turn’ or ‘time.’ Ele não viajou de carro desta vez, mas de trem → He did not travel by car this time, but by train É minha vez de jogar na partida de xadrez → It is my turn to move in the chess match Eu fiz exercícios três vezes hoje → I exercised three times today E a expressão ‘tudo de uma vez’ significa ‘all at once.’

Alexia: É. Harry Potter, às vezes… O Senhor do Anéis, que tem muita gente que gosta, eu pessoalmente não, mas…

Foster: É, que é uma ponta polêmica.

💡

O Foster quis dizer ‘um ponto polêmico.’ Apesar de parecer apenas variações de gênero, as palavras ‘ponto’ e ‘ponta’ tem significados completamente diferentes. Ele mencionou pontos importantes durante a reunião He mentioned important points during the meeting Meu celular está na outra ponta da mesa My phone is at the other end of the table

Alexia: É uma o que?

Foster: Ponta polêmica.

Alexia: Ponta?

Foster: É uma coisa polêmica no nosso relacionamento.

Alexia: É, exatamente.

💡

exatamente - exactly

Foster: Que eu adoro. Mas pode ser um pouco difícil. Mas eu já li Harry Potter, pelo menos o último livro, em português, espanhol e inglês.

💡

último - last

Alexia: É, então faz isso, faz os baby step, sabe? Faz os passinhos de tartaruga. Não se coloca lá com um livro super difícil em português que você não vai entender nada, porque isso vai te frustrar, não vai te dar o resultado que você quer e você vai ficar perdido. Não faz sentido.

💡

passinhos - small steps tartaruga - turtle perdido - lost

Foster: Sim, e eu diria um passo até mais simples seria começar sem livros, começar com artigos, com blogs. Então pega uma coisa que te interesse, por exemplo, agora eu estou muito interessado na meditação, então eu estou lendo alguns artigos sobre meditação, eu estou escutando meditações em português, essas coisas. É uma boa maneira pra começar facilitar a sua aprendizagem.

💡

começar - to start, to begin facilitar - to facilitate, to ease

💡

O Foster deveria ter dito ‘Sim, e eu diria que um passo até mais simples...’

Alexia: O seu… A sua aprendizagem. É o ‘seu aprendizado’, a ‘sua aprendizagem.’

Foster: Pra aprender mais fácil.

Alexia: Isso. Eu adoro, por exemplo, blog e coisas que DYI… DYI.

Foster: Não. DIY.

Alexia: Ah é, eu sempre confundo, DIY. Isso

FosterDo it yourself.

Alexia: É, adoro.

Foster: E vocês falam DIY em português também?

Alexia: Sim, sim. Faça você mesmo, né? Então eu adoro, adoro ver como é que as pessoas pegaram uma cadeira na rua e transformaram numa poltrona maravilhosa. Eu queria ter esse tipo de dom, paciência e dinheiro que as pessoas tem pra fazer isso tudo. Então hoje em dia já tenho muito mais vocabulário em inglês que, de novo, é o meu caso, sobre ferramentas, sobre tinta e etc. Então também você consegue ter vocabulário sobre aquilo que te interesse pela leitura.

💡

cadeira - chair ferramentas - tools tinta - ink, paint, dye

Foster: Sim, é muito legal isso. E também, uma coisa boa, como você já falou. Em inglês existem recursos e matéria para qualquer coisa, mas no Brasil tem muito muito conteúdo, os brasileiros adoram criar conteúdo.

Alexia: Vai no Twitter Brasil e começa a seguir o pessoal, é só isso.

Foster: Então qualquer coisa que te interessa, qualquer hobby que você tem, vai ter muita muita matéria em português para você treinar a leitura. E através da leitura, melhorar o seu vocabulário, gramática, pronúncia. É uma boa ferramenta.

Alexia: Exatamente. Então passo um, escolha um tema que você goste. Passo dois, decida que aquilo que você vai fazer, aquilo que você vai ler é ativo ou passivo. Idealmente ativo, mas claro que você pode também só se divertir e ser passivo. E três, vê o quanto que você aprendeu com isso depois de um mês lendo sobre, estudando sobre e etc.

💡

tema - theme idealmente - ideally se divertir - to have fun

Foster: Sim. E última coisa. Uma coisa que tinha me ajudado muito quando eu estava tentando recuperar a minha capacidade de ler é não pensar no número de páginas que eu estou lendo, mas pensar na quantidade de tempo que eu estou lendo.

💡

páginas - pages

💡

O Foster poderia ter dito isso de duas formas: ‘Uma coisa que me ajudou muito quando eu estava tentando recuperar a minha capacidade de ler foi não pensar no número de páginas que eu estava lendo, mas pensar na quantidade de tempo que eu estava lendo.’ ‘Uma coisa que me ajudava muito quando eu estava tentando recuperar a minha capacidade de ler era não pensar no número de páginas que eu estava lendo, mas pensar na quantidade de tempo que eu estava lendo.’

Alexia: Uhun.

Foster: E pode começar super pequeno.

💡

pequeno - small

Alexia: Sim.

Foster: Então hoje eu vou ler cinco minutos em português. Amanhã vou ler por seis minutos.

Alexia: É o exercício. É igual, “Vou caminhar por cinco minutos, vou correr por seis minutos, vou correr por dez minutos.” E assim vai indo.

Foster: É exatamente a mesma coisa e super super vale a pena.

Alexia: Muito bom.

Foster: Então vai lá pessoal, vai, pega um livro, um artigo…

Alexia: E leia.

Foster: E leia. Pode mandar os seus comentários pra gente, se é fácil, se é difícil, se você está lendo uma coisa interessante. Mais alguma coisa, Alexia?

Alexia: Não. Então happy reading everyone.

Foster: Feliz leitura.

Alexia: Façam boas leituras. Tchau.

Foster: Tchau.