Listen on:
Alexia: Oi oi, mais um episódio aqui do Carioca Connection, espero que você esteja prontíssimo ou prontíssima para nos escutar, porque hoje tem a segunda parte dos podcasts brasileiros que nós mais gostamos. E como sempre, eu sou a Alexia e to aqui com o nosso querido americano, americano preferido desse mundo todo que é o Foster.
Foster: Oi, fala pessoal, eu estou prontíssimo pra falar sobre podcast, um podcast sobre podcast, como você está Alexia?
Alexia: Eu to bem, muito obrigada.
Foster: Ótimo. Então a gente vai falar sobre podcast, vamos lá!
Alexia: Sim, nós vamos falar hoje sobre três podcasts que são produzidos por um jornal brasileiro. Então todos eles são da Folha de São Paulo.
Foster: Folha de São Paulo.
Alexia: Sim, que a Folha de Paulo é um dos jornais mais conhecido no Brasil, a gente normalmente não fala o nome inteiro, Folha de São Paulo, a gente se refere somente somente à Folha.
Foster: Uhun.
Alexia: E é isso.
Foster: E rapidamente, Folha de São Paulo eu acho que é ótimo pra treinar a sua pronúncia em português, porque primeiramente você tem a palavra "folha" que tem o som de "lh" que é difícil pros gringos, pelo menos é difícil pra mim, e também "São Paulo" você tem uma vogal nasal "são," então se você está querendo treinar a sua pronúncia, fala isso tipo mil vezes, ajuda.
Alexia: Folha de São Paulo.
Foster: Folha de São Paulo.
Alexia: Isso.
Foster: Perfeito.
Alexia: Sim, e é um jornal que teve a fundação em 1921, ou seja, 98 anos.
Foster: É, está chegando lá. Como é que fala isso, comemoração de 100 anos?
Alexia: Tá quase virando centenário.
Foster: Centenário, isso.
Alexia: Exatamente. Enfim, então é um jornal que qualquer brasileiro sabe, conhece, provavelmente já leu alguma vez na vida.
Foster: Com certeza. É um dos grandes e também isso quer dizer que os podcast que eles fazem tem muito dinheiro.
Alexia: Tem. Então eu quero começar pelo meu preferido que eu amo muito, que eu apresentei pro Foster faz pouco tempo até, que é o Expresso Ilustrada.
Foster: Sim, que eu fiquei surpreendido, porque eu amo podcast, eu escuto muitos, e eu não sabia.
Alexia: Você não sabia o que?
Foster: Sobre esse… Eu não conhecia esse podcast.
Alexia: Ótimo, muito bom. Porque normalmente é ao contrário, normalmente é o Foster que traz pra mim e eu consegui levar um pra ele, e eu fiquei muito feliz com isso, porque é o tipo de podcast que eu adoro escutar, então é um podcast de cultura da Folha, que fala sobre filmes, músicas, livros, discos, séries de TV, teatro e moda. É, cultura né?
Foster: Cultura total.
Alexia: E eu acho muito bacana, por exemplo, teve um episódio que era sobre funk, a batida do funk.
Foster: É não... Tinha tipo 5 episódios que a gente escutava, sei lá, a gente estava viajando pra onde?
Alexia: A gente tava voltando, não, a gente tava indo pra praia.
Foster: Pra praia.
Alexia: Acho que sim.
Foster: É, sei lá, não lembro, mas você colocou essa série de podcast sobre música e todos os episódios são fantásticos.
Alexia: Sim, tiveram dois especificamente que eu gostei muito, que é um sobre, que fala sobre música gospel, que não é só evangélica no Brasil, né gente. Sempre quando eu falar sobre isso, eles normalmente falam como é que foi a introdução da música gospel no mundo, onde é que começou e etc. Mostra bastante aqui nos Estados Unidos quem eram os principais cantores da música gospel, mas como é que começou no Brasil e o que que significa a música gospel hoje em dia no Brasil.
Foster: É, esse episódio foi um máximo, porque eu sou do sul dos Estados Unidos, então música gospel é uma coisa que sempre estava na minha vida, mas esse mundo de música de gospel no Brasil foi meio tipo, escondido pra mim.
Alexia: Sim, e pelo o que eu entendi e pelo o que eles falaram, a música gospel brasileira é a (música) que dá mais dinheiro no mercado brasileiro de músicas hoje em dia.
Foster: É sério?
Alexia: É, é maior do que sertanejo, é maior do que funk, é maior do que todos. É surreal.
Foster: Ual.
Alexia: É.
Foster: Impressionante.
Alexia: Sim, e o segundo é sobre a batida do funk. Eu não vou explicar aqui o que significa isso, porque vocês vão escutar o podcast e vão entender, mas fazendo um pequeno resumo, a batida do funk é uma coisa muito importante, obviamente pra quem faz a produção da música funk e pra quem dança. Então hoje em dia os funkeiros, os DJs, os MCs, eles estão cada vez mais se jogando nesse mundo das batidas e aumentando o ritmo das batidas. Então eles fazem toda uma discussão sobre isso, e o que que tá acontecendo nesse mundo do funk, e também explicam o que que é o funk para as pessoas e que o funk carioca é o melhor de todos, obviamente.
Foster: Isso. E também é um podcast divertido. Eu acho que a maioria dos nossos ouvintes, e todo mundo que viaja pro Brasil e fica no Brasil, fica porque eles amam a cultura brasileira. Então é um bom podcast para aumentar o seu conhecimento e o seu amor da cultura brasileira.
Alexia: É, e pra vocês entenderem o tipo de dinheiro e de produção que eles tem, eles acabaram de gravar um episódio conversando com o Woody Allen, sobre o último filme deles, e pra você conseguir o Woody Allen, é uma coisa surreal, então eles realmente fazem um bom trabalho, independente da nossa opinião sobre o Woody Allen ou não.
Foster: Eu ia falar, talvez é um pouco mais barato pra contratar ele agora. Mas enfim, é muito bom, eu recomendo muito. E o próximo podcast é?
Alexia: O próximo é o Presidente da semana.
Foster: Presidente da semana.
Alexia: Que é um podcast também produzido pela Folha, como eu já tinha falado aqui, que são as histórias de todos os presidentes brasileiros, desde Deodoro da Fonseca até o de hoje em dia.
Foster: Deodoro da Fonseca?
Alexia: Sim.
Foster: É um presidente?
Alexia: É.
Foster: Nunca ouvi. Já escutei o podcast mas nunca ouvi falar na minha vida.
Alexia: Sim, enfim, então eles passam por todos os nosso presidentes, e eu vou ser muito sincera, tem alguns aqui que eu nunca escutei, nunca nem escutei falar, então é muito interessante porque você conhece mais sobre os diferentes presidentes que o Brasil teve, e como é que chegou ao dia de hoje, passando pela ditadura, passando pela democracia, passando pela loucura que tá hoje em dia e já vem uns anos atrás, enfim, então eles falam bastante sobre.
Foster: É, se você quer aprender mais sobre história no Brasil, a história brasileira, é um podcast perfeito pra isso, porque não é chato, é divertido e tem todos os presidentes, tipo tem o Bolsonaro, o Lula, Getúlio Vargas, tem tudo e é muito legal aprender a história através dos presidentes né.
Alexia: Sim, e eles trazem uma pessoa diferente pra discutir sobre cada presidente, então cada episódio vão ter pessoas diferentes falando sobre, e provavelmente pessoas que estudaram sobre certa época no Brasil, o qual tinha a presença desse presidente, então são pessoas que realmente entendem disso.
Foster: É. E também não é um podcast político. Obviamente fala sobre presidente, então fala muito sobre a política, mas está falando mais sobre a pessoa mesmo.
Alexia: Sim. É engraçado que eu to vendo aqui, por exemplo, Café Filho. Café Filho, ele ficou de 1954 até 1955. Eu nunca escutei falar nesse cara, eu nunca escutei falar.
Foster: Café filho, eu adoro o nome.
Alexia: Pois é, agora escutei falar muito no que veio logo depois, que é o Juscelino Kubitschek.
Foster: É, o J.K.
Alexia: Então, às vezes eles falam sobre dois presidentes em um episódio só, porque provavelmente um sofreu um golpe ou morreu ou teve que sair do poder, alguma coisa assim.
Foster: Uhun. É muito bom, eu recomendo. E o último podcast que a gente vai indicar hoje é...
Alexia: O último podcast que a gente vai indicar hoje é o Café da Manhã, que também é da Folha.
Foster: Também do Spotify né?
Alexia: Ahn, sim, então eu ia chegar nesse ponto.
Foster: Eu acho que é uma parceria com...
Alexia: Calma!
Foster: Tá, desculpa.
Alexia: E que tem episódios todos os dias pela manhã trazendo assuntos e análises sobre assuntos específicos e que estão acontecendo atualmente no país. E eu vi que eles acabaram de anunciar que renovaram a temporada para 2020, junto com Spotify, porque é uma co-produção.
Foster: Uhun.
Alexia: Então é produzido pelo Spotify e criado pela Folha, então tem aí uma super produção do Spotify Brasil com a Folha de São Paulo.
Foster: É. E é muito bem feito mesmo, eu acho, pelo menos aqui nos Estados Unidos, seria mais ou menos igual do The Daily, que é um podcast do New York Times, e eu acho que quase todos os grandes canais e jornais do mundo tem um podcast diário hoje em dia.
Alexia: Sim.
Foster: Eu sei que The Guardian tem um.
Alexia: Mas eu acho que a diferença do Café da Manhã, é que eles falam sobre um assunto importante no dia. Por exemplo, o The Daily, ele faz um resumo do que tá acontecendo de mais importante, sobre vários assuntos.
Foster: Não.
Alexia: Não?
Foster: Não.
Alexia: É só um?
Foster: The Daily é uma história por dia.
Alexia: Então é isso, é exatamente isso.
Foster: É bem parecido.
Alexia: Então tá aí. Bom, então vocês tem dois episódios nossos com cinco dicas de novos podcasts brasileiros que nós super indicamos.
Foster: É, se você quer escutar podcasts sobre histórias, sobre guerras, sobre presidentes, sobre música, cultura, sobre notícias diárias… Diárias?
Alexia: Isso.
Foster: Já tem várias indicações da gente.
Alexia: Sim, e a gente vai procurar sempre trazer pra vocês dicas de novos podcasts brasileiros que tão saindo. A gente até começou a escutar um que é sobre a nova direita brasileira, mas ele só tem dois episódios já lançados, então a gente tá esperando um pouco pra ver como é que ele se desenvolve. E se for bom a gente volta aqui pra falar.
Foster: Isso fazia parte da…
Alexia: Da Folha.
Foster: É, mas foi uma produção do Expresso…
Alexia: Não.
Foster: Não?
Alexia: Não, é um outro nome que eu não lembro, sendo bem sincera, porque eles ainda não lançaram o terceiro episódio. Mas enfim, então eu acho que são dois episódios agora que a gente fez, que vão ser muito bom pra vocês. E espero que vocês gostem e depois por favor, mandem feedback pelo email dizendo se vocês gostaram ou não, se foi difícil ou não, quanto tempo demorou pra vocês se acostumarem, porque a gente sempre gosta de escutar de vocês.
Foster: Sim. Não deixe de escutar a gente, mas vai lá, é um desafio pra vocês e escute um podcast brasileiro para brasileiros, eu acho que vai ser muito bom pra você.
Foster: Vai ser ótimo. Então até o próximo episódio.
Alexia: Tchau tchau.
Foster: Tchau.