Foster: Olá Alexia!
Alexia: Oi gente!
Foster: Cabin fever.
Alexia: O que que é cabin fever?
Foster: Cabin fever é quando você não pode sair de um lugar e você fica muito ansioso, e você quer sair, né.
Alexia: Entendi.
Foster: Tá.
Alexia: Você ta, como que é, hibernando só que obrigatoriamente?
Foster: É, é um jeito de explicar sim, sim. Tá bom gente, hoje a gente vai falar sobre televisão, e mais especificamente sobre TV a cabo, não é Alexia?
Alexia: Sim, sim. Eu gostaria de conseguir fazer pesquisa pelo podcast pra poder saber quantas pessoas ainda realmente assistem TV.
Foster: Sim. Então, duas coisas. Quando a gente tá falando sobre TV a cabo, cable TV, just like cable news, the normal TV, right?
Alexia: Sim
Foster: Também, Alexia, eu acho que você é uma pessoa que assiste muita televisão. Não necessariamente TV a cabo, mas muitas séries, muitos filmes.
Alexia: Não, eu não sei o que que eu seria sem a Netflix.
Foster: Uma pessoa diferente, com certeza.
Alexia: Eu falo Netflix porque eu não tenho Amazon Prime aqui, tipo, a Amazon Prime acabou de chegar no Brasil, mas não é tão boa quanto nos Estados Unidos, por exemplo, então ainda não vale a pena fazer a inscrição.
Foster: Tá, deixa eu fazer uma pergunta pra você. Você tem TV a cabo em casa?
Alexia: Eu tenho.
Foster: Você assiste?
Alexia: Assisto de vez em quando, quando eu quero ver o jornal, né, o Jornal Nacional que é o principal news, a principal news daqui do Brasil.
Foster: Sim, sim.
Alexia: É o jornal das oito.
Foster: Então eu sou um, talvez nossos ouvintes já saibam disso, mas eu sou um pouco radical com essas coisas, com coisas tipo minimalistas, mas pra mim não faz sentido nenhum quando eu estou na casa dos meus pais e eu e meu pai estamos procurando alguma coisa. Lá com TV a cabo tem mais de quinhentos canais e nunca tem nada para ver, e tem anúncios, é tão chato, tão chato.
Alexia: É, na verdade, eu realmente não entendo pra que ter quinhentos canais, porque acaba sendo repetitivo. Não é possível, não tem, não tem tanto conte... Claro que tem, mas as pessoas não conseguem fazer tantos conteúdos diferentes assim. Então por exemplo, o que eu sinto muita, muita falta é do Animal Planet na TV, que eu não tenho.
Foster: É, a Alexia adora, a Alexia ama, é um vício Animal Planet.
Alexia: Too Cute!
Foster: É, tem um programa que se chama “Too Cute” que é somente sobre a vida dos puppies, né, dos cachorrinhos, e a Alexia está louca.
Alexia: Todo dia às 9 da manhã, perfeito pra tomar com café da manhã.
Foster: Sim, sim. É legal, é legal. Mas enfim, além do Too Cute, sinceramente eu acho que eu somente preciso da internet. Com a internet eu tenho Netflix, eu tenho YouTube, eu tenho Amazon Prime, HBO. E não faz a menor, o menor sentido para mim ter TV a cabo.
Alexia: Não, é verdade. Eu, eu tinha vários canais de TV, eu tinha TeleCine, HBO, tinha muita, muita coisa, e aí eu falando com meu pai, a gente trabalha o dia inteiro fora, né, chega em casa a gente vai querer assistir a nossa série da Netflix, ou do Chromecast, sei lá, de onde for, né. A gente não vai querer assistir TV, TV mesmo, TV a cabo. E aí eu falei “Pai, vamos deixar só os canais mais simples”, por exemplo, porque vai que falta internet, você consegue ligar e assistir a Globo né, que é o principal canal, então não tá completamente perdido, ou a Globo News, que é como se fosse a CNN ou a Fox news, dependendo do ponto de vista das pessoas, mas...
Foster: Pode ler um livro, por exemplo.
Alexia: Sim. Mas assim, é pra não ficar completamente perdido. Então além de diminuir muito a conta da Net, que é a nossa empresa né, de TV a cabo, você fica com menos coisas, tem menos opções, você consegue se concentrar melhor naquilo que você quer assistir, enfim, eu prefiro muito mais.
Foster: Sim, sim. Eu também, eu acho que a maioria dos meus alunos e também da nossa geração, que é a geração um pouco mais jovem, quase todos os meus amigos estão sem TV a cabo hoje em dia, e somente vivem com Netflix, com internet e todos os serviços que a gente tem hoje em dia, para completar, é complementar?
Alexia: Complementar.
Foster: É, isso.
Alexia: Mas posso falar uma coisa?! Até a geração do meu pai, sabia? A geração do meu pai, os dois melhores amigos dele só assistem Netflix e HBO essas coisas.
Foster: Sim. Então, o que você acha pro futuro do TV a cabo? Porque no Brasil é muito importante, né, novelas, essas coisas.
Alexia: É, eu tô vendo que a Globo, como eu falei que é o principal canal do Brasil, já fez a Globo Play, que é como se fosse uma Netflix, só que dos canais deles. Então todos eles estão começando a se mudar pra também ter esse tipo de serviço. Então, claro que eles ainda têm muito tempo pra fazer essa mudança, e a gente tá falando também de quem tem Netflix, de quem tem Amazon Prime, etc. é uma pequena parcela, comparado com o resto do Brasil, né, a maioria dos brasileiros não tem isso, nem sabem o que que é. Então a Globo ainda não perde tanto quanto a gente imagina, mas no futuro vai ser só isso mesmo.
Foster: É, eu acho que está indo nessa direção, né?
Alexia: Sim, com certeza. A Netflix aí quanto que custa? O mensal normal.
Foster: Acho que dez dólares por mês, talvez menos.
Alexia: É, aqui custa dezenove reais.
Foster: É, realmente sai mais barato para vocês.
Alexia: Sai, sai mais barato pra gente. Mas ao mesmo tempo, o que que acontece, eu tentei cancelar minha TV a cabo e ficar só com internet em casa, eles não deixam. Você é obrigado a ter o pacote mais simples de TV a cabo, por causa disso. Porque eles não querem perder.
Foster: É, bom, as empresas de internet no Brasil, também nos Estados Unidos, é uma bosta. É outro assunto.
Alexia: Sim.
Foster: Alexia, eu sei que a gente pode falar o dia inteiro sobre Netflix, todas as séries que você está, sei lá, qual a frase em português? Haa, caraca. Mexendo a jaca? Alguma coisa com jaca.
Alexia: Não. Pisando o pé na jaca.
Foster: Pisando o pé na jaca.
Alexia: Enfiando o pé na jaca, desculpa.
Foster: Enfiando o pé na jaca, isso! Então, Alexia está assistindo, Alexia está enfiando o pé na jaca com Scandal agora. Não é isso?
Alexia: Olivia Pope, I Love her.
Foster: Tá, a gente precisa parar agora, antes de que a Alexia fala sem parar sobre Scandal.Tá bom?
Alexia: Tá bom!
Foster: Tá, então até já já Alexia.Tchau!
Alexia: Tchau!