Listen on:
Foster: Hoje a gente vai ficar muito tranquilos! Foca na sua respiração. Amor e paz.
Alexia: Oi! Hoje eu tô muito zen...
Foster: Hoje a gente vai fazer um episódio um pouquinho mais relaxado.
Alexia: Sobre a meditação.
Foster: Meditação. Por que, Alexia? Por que a gente está falando sobre a meditação? A gente não somos budistas.
Alexia: Não somos budistas. Não somos de nada disso, mas consideramos a meditação uma forma de fazer bem a nós mesmos.
Foster: A gente é estressado com a vida normal e a vida é muito corrida, né?
Alexia: É, a gente fica muito ansioso, né, pelo nosso dia-a-dia. É trabalho, família... tudo! Eu não preciso ficar aqui descrevendo o que te dá ansiedade, o que te faz mal ou o que te faz bem em excesso, enfim.
Foster: Mas, a gente tem que admitir que não somos profissionais.
Alexia: Não, nem um pouco!
Foster: Com respeito à meditação. A gente acabou de começar.
Alexia: É. Usamos como um hobby, né?
Foster: É.
Alexia: Um hobby.
Foster: Fala o que exatamente a gente está fazendo?
Alexia: A gente conseguiu baixar um programa.
Foster: Um aplicativo que se chama Headspace, que é muito legal. É um cara... eu acho que ele é britânico, né? Ele dá aula de meditação. E as primeiras dez aulas são de graça.
Alexia: Sim. E a gente escuta a cada noite antes de dormir esses dez minutos de meditação.
Foster: É, dez minutos no começo. E depois você vai crescendo. Vinte minutos, meia-hora...
Alexia: É, eu ainda não cresci. Eu tô no dez
Foster: É, tipo, os primeiros, sei lá, dez pelo menos! Mas, enfim, a gente está fazendo mais umas semanas. E o que você acha? Você já está vendo resultados?
Alexia: Sim. Normalmente eu sempre acordo assustada à noite. É verdade. Eu acordo do nada às 4h da manhã; do nada, 5 horas da manhã... aí dá aquele sofrimento de, tipo, "não acredito que estou acordando a essa hora!". E demora muito tempo para eu voltar a dormir. E isso deixou de acontecer constantemente. Acontece um pouquinho menos e me melhorou muito na hora de dormir, na verdade. E você acorda também com um outro sentimento para ir para o trabalho. Eu acho que melhora bastante.
Foster: É, eu fico muito menos estressado, mas eu tenho que falar que não é nenhuma coisa fácil.
Alexia: Não, não é. Eu só consigo fazer seguindo o que o aplicativo diz. Eu não tenho a disciplina e não tenha a capacidade ainda de fazer sozinha, de sentar dentro de um quarto e meditar por mim mesma. Eu acho isso muito difícil ainda,.
Foster: Mas, o que o aplicativo fala para a gente? Tipo, explica um pouquinho sobre o que é a meditação para a gente.
Alexia: Ele fala mais sobre a respiração, né? Ele fala para a gente prestar atenção na nossa respiração, no que a gente está escutando, no que a gente está sentindo, no peso do corpo do dia. Tem uma parte que ele fala muito assim que você tem que sentar retinho, apoiando a sua mão na perna e ele fala muito assim: "Sinta o peso dos seus braços apoiados na sua mão". Gente, mas pesa tanto, tanto! É uma loucura! Enfim, eu acho que a meditação é uma forma de auto-conhecimento também. Porque você vai acabando medindo os seus limites.
Foster: Não, eu acho super bom que você vai percebendo que nossas mentes nunca param, né? A gente está pensando o dia inteiro. É muito difícil parar de pensar nas coisas que realmente não são importantes.
Alexia: Não, ainda mais hoje em dia aquele velho clichê de que a gente está recebendo informação a cada 5 segundos. É verdade, a gente não para de receber informação!
Foster: Então eu acho super bom parar dez minutos cada dia.
Alexia: É uma forma de escape, né?
Foster: É.
Alexia: Bom, eu acho que vocês poderiam tentar. Não acho que faça mal, só faz bem. Então nesse momento da minha vida também, tudo o que me faz bem eu estou querendo!
Foster: Exatamente. E baixe o aplicativo Headspace. Vale à pena! Não é muito caro, não. E também isso começou para mim depois de ler um livro que se chama "10% Mais Feliz", do Dan Harris. "10% Happier".
Alexia: Aquele que a gente viu junto e você acabou baixando?
Foster: É.
Alexia: Ahhh!
Foster: O livro é sobre um cara que é um repórter e ele teve um ataque de pânico ao vivo. E depois disso ele começou a meditar. E agora ele é um 'falante' sobre o mundo da meditação. Mas, o livro é superbom! Não tem nada a ver com religião ou qualquer coisa.
Alexia: É, gente, também não precisa deixar chegar a esse ponto. Façam meditação independente do tipo de ansiedade, do tipo de dia-a-dia. Eu acho que faz bem para tudo.
Foster: É, dá uma tentativa aí.
Alexia: Dá uma chance!
Foster: Dá uma chance, se funciona para você.
Alexia: Então é isso. Mmmmmm.
Foster: Tchau, gente! Boa sorte com a meditação.
Alexia: E fala para a gente se vocês gostaram, tá? Tchaaau!
Foster: Namastê!