Como falar sobre alergias em português
Transcript
Foster: Olá, olá! Oi, pessoal! Sejam bem vindos a mais um episódio do Carioca Connection. Meu nome é Foster e, como sempre, eu estou aqui com…
como sempre — as always
Alexia: Alexia! Oi, gente!
Foster: Oi, Alexia! Como é que você está?
Alexia: Eu to bem! E você?
Foster: Eu estou bem. Então… no último episódio você contou a sua experiência na academia e hoje o plano é… Que eu vou contar a minha experiência na academia.
Alexia: Que não existiu por enquanto. É inexistente.
Foster: Gente, eu não fui pra academia ontem. Se vocês ainda não escutaram os últimos episódios, a gente explica a história de a inscrição na academia e os nossos objetivos para o ano novo mas, eu tenho uma boa desculpa.
Alexia: Eu nem diria "uma desculpa", né? É uma razão porque…Bom, você vai explicar… Porque assim: desculpa é tipo "ai eu tô cansado não quero ir" e ter uma razão para não ir foi o que aconteceu com você.
Foster: Tá então eu tenho uma razão!
Alexia: Isso!
Foster: E eu vou explicar e eu vou precisar da sua ajuda, Alexia!
Alexia: É para isso é que eu sou paga! Vamos lá!
Foster: Bom, ontem eu tinha a intenção de ir pra academia mas depois do almoço eu fiquei com alguma reação alérgica. É assim que fala?
Alexia: Sim. Eu tive uma reação alérgica.
Foster: Eu tive uma reação alérgica e foi mal… Tipo, o meu… A minha garganta sabe fechando foi um pouco difícil de respirar e… Gente, eu já estou… Já sou uma pessoa ansiosa então, isso não ajudou eu fiquei com muito pânico, pensando que ele ia morrer… Mas enfim, tá tudo bem. Eu estou bem… Mas realmente, foi isso: a minha desculpa, a minha razão por não ir.
uma reação alérgica — an allergic reaction
Alexia: Sim e para quem estava olhando o Foster enquanto ele tava tendo reação alérgica foi… Foi assim, meia hora depois de ele ter comido algo, começou a sentir muita muito incômodo na garganta… Coceira… A garganta fechar… Quando eu falo garganta você sabe o que que é, né?
Foster: Sim, a garganta é minha garganta.
Alexia: O que que é garganta em inglês?
Foster: Throat.
Alexia: Isso.
Foster: É, mas deixa eu explicar. Eu não estava muito preocupado no começo porque ele já tenho muitas… hum… Como é que vou falar?
mas deixa eu explicar — but let me explain
Alexia: Eu tenho muita sensibilidade.
Foster: Exatamente. Sensibilidade com muitas frutas, nozes… Uma variedade de comida que não tenho alergia mas me deixa coçando… Minhas orelhas tão coçando… E eu fico um pouco incômodo só. Só que ontem foi mais grave.
Alexia: Eu fico um pouco incomodado. Ou seja, eu fico incomodado e esse tipo de coisa me causa incômodo.
Eu fico um pouco incomodado — I get a little uneasy. It makes me uncomfortable.
Foster: Entendi.
Alexia: Tá? Sim, então… Eu acho que a maior parte da população mundial tem algum tipo de alergia, não é algo que é raro, né? Todo mundo tem algum tipo de alergia. Eu, por exemplo, época de primavera é o terror para mim porque eu tenho muita alergia ao pólen.
Foster: Pólen, eu acho que é a alergia mais comum.
Alexia: É! É, sei lá! De pelo também de animal também… É super comum as pessoas serem alérgicos a gato especificamente, ou a cão especificamente.
Foster: Tadinhos.
Alexia: É muito normal, né? Enfim, então…
Foster: Você tem mais alergias?
Alexia: De poeira, eu começo a espirrar na hora.
Foster: É, coisas normais.
Alexia: Coisas… Alergia respiratória.
Foster: Sim, mas nenhuma coisa diferente. Tipo uma coisa que você não pode comer…
Alexia: Não que eu saiba.
Foster: Faça figas.
Alexia: Bom, e aí, eu acho que a gente pode falar um pouco sobre esse vocabulário, que eu acho muito importante. Então, assim, quem cuida de alergia, né, o tipo de médico que cuida de alergia… São os alergistas que fazem imunoterapia.
Foster: Imunetera…
Alexia: Imunoterapia.
Foster: Imunoterapia.
Alexia: Isso.
Foster: Imunoterapia.
Alexia: Sim, exatamente.
Foster: Não, uma palavra fácil não.
Alexia: Não. Exatamente. Então, existem alergias alimentares, que é o que o Foster aparentemente tem. Alergia respiratória, que é o que eu tenho com pólen, poeira, enfim. Tem alergia de pele, que isso é muito normal também. Eu tenho, por exemplo, cashmere. Com certos tipos de lã, certos tipos de tecido que podem encostar na pele e te dar alergia…
Foster: Mas, realmente, elas dão alergia?
Alexia: Sim, fica empolado, com coceira, enfim. Sim. Alergia a medicamento. Tem pessoas que não podem tomar certos medicamentos porque isso causam alergias.
Foster: Sim, isso é muito importante quando você chega para o hospital, tem pessoas que têm alergia ao… Como se chama?
Alexia: Penicilina.
Foster: Que meu Deus gente… Aí, basicamente, eu vou ter que ver um médico ou uma médica e eu vou ter que fazer teste de alergia então… Eu estou me preparando mentalmente e também ao mesmo tempo tentando aprender o vocabulário necessário para me explicar.
Alexia: Perfeito! Eu ia te perguntar exatamente quais os sintomas que você sente, por exemplo, eu quando eu tenho alergia eu tenho muito espirro, né, "atchim", espirro.
espirro — sneeze
Foster: Sim, não tenho não.
Alexia: É, olhos lacrimejando.
Foster: Lacrimejando?
Alexia: Pensa: o que que olho faz? Uma lágrima, certo? Então quando o olho tá lacrimejando, é quando ele tá molhado, sabe? Que fica coçando e fica lacrimejando.
Foster: Pode falar só olhos vermelhos?
Alexia: São olhos secos. Exatamente. E… Pra mim, é isso. Que que você tem?
Foster: Eu tenho muita coceira… Coceira nas orelhas, na garganta… Normalmente na parte atrás da minha língua, a garganta fica… Pelo menos para mim parece que fica inflamada então… Eu tenho um pouco de… Um pouco de dificuldade de respirar… Eu consigo respirar, eu consigo engolir mas… Me incomoda…
Alexia: Sim.
Foster: Entendeu? Não é fácil de explicar não!
Alexia: É bom porque a gente vai ter que ir num médico português que provavelmente vai falar inglês mas é bom você treinar isso.
Foster: Você acha que eu expliquei…
Alexia: Sim!
Foster: …as minhas sintomas?
Alexia: E aí provavelmente o médico vai te perguntar por quanto tempo durou… Você conseguiu comer depois disso… O que que foi?
Foster: Sim! Sim, eu acho que eu estou preparado! Mas enfim! Não fui para academia.
Alexia: Sim, mas hoje pelo menos você tem fisioterapia.
Foster: Não é isso que eu estava querendo mas, a Alexia vai para a academia de novo, eu vou para fisioterapia e logo que depois eu vou para o médico.
Alexia: Exatamente! Gente, então fica aí a dica: reforcem o seu sistema imunológico para não terem alergias desnecessárias, vamos aí balancear a vida e… É isso!
Foster: Sim, se cuidem! Eu acho que até agora o tema dessa temporada é a saúde física. A gente já falou muito sobre a saúde mental mas, hoje em dia a gente está sofrendo muito.
Alexia: E não existe saúde mental sem saúde física e vice versa. Então, vambora, gente! 2023, tamo aí!
Foster: Vamos embora. Até o próximo.
Alexia: Tchau.