🇧🇷

S02:E31 - Hino Nacional

Foster: Oi Alexia!

Alexia: Oi Foster!

Foster: Tudo bom?

Alexia: Tudo bom, e com você?

Foster: Você está me sacaneando?

💡

você está me sacaneando? - are you making fun of me?

Alexia: Não!

Foster: Ah tá!

💡

Ah tá! - Oh, ok!

Alexia: Pior que eu não tava mesmo, eu tava só brincando.

💡

Pior que eu não tava mesmo, eu tava só brincando -The bad thing is I really wasn't, I was just joking

Foster: Ah, ótimo! É, então Alexia, hoje a gente começou mal, mas hoje a gente tem um tema interessante, pelo menos pra mim, que é o Hino Nacional.

💡

Hino Nacional - National Anthem

Alexia: Sim. Hino Nacional brasileiro e Hino Nacional americano.

Foster: Tá, então deixa eu começar. Posso?

Alexia: Claro!

💡

claro - of course

Foster: Tá, é que aqui nos Estados Unidos o Hino Nacional é uma coisa super importante, tipo, antes de qualquer coisa, sei lá, jogos de futebol, todo mundo está cantando. É uma coisa que tem tanto a ver com nossa edentidade americana.

Alexia: Identidade.

Foster: Fala de novo.

Alexia: Identidade.

Foster: Identidade.

Alexia: Identidade. Você falou edentidade, mas na verdade é Identidade.

Foster: Ident... Nossa Senhora. Identidade.

Alexia: Perfeito!

Foster: Identidade americana, e até é uma coisa super polêmica hoje em dia que tem algumas aletas que não estão...

💡

é super polêmica hoje em dia - it's really controversial nowadays

Alexia: Algumas letras.

Foster: Aletas.

Alexia: Atletas.

Foster: Sim.

Alexia: Atletas, você está falando aletas, é atletas.

Foster: Hmm, obrigado. De novo amor, muitas correções hoje. Eu fico tão feliz, é um sábado pelo amor de Deus.

Alexia: Eu acabei de dar aula, então eu ainda to no meu momento professora.

Foster: Tá, eu também, mas aula em inglês, então é difícil para mim. Eu estou mudando de língua o tempo inteiro, então fica tranquila, se acalma.

Alexia: Bom, você tá, tem alguns atletas...

Foster: É, que não estão, eles não estão ficando de pé, posso falar?

Alexia: Eles não estão ficando de pé, perfeito.

💡

ficando de pé - standing up

Foster: É, durante o Hino. E tem coisa com o nosso presidente, nosso presidente querido que, é, tem muita polêmica que a gente ainda não vai entrar nesse assunto agora, mas...

Alexia: É, na verdade é uma forma de eles demonstrarem que não estão felizes com o que está acontecendo, certo?

Foster: É, é isso. E a gente não precisa falar muito mais que isso, porque é um assunto complicado, com tantas coisas envolvidas, mas eu queria te perguntar, qual é a importância do Hino Nacional pra vocês? Tipo, é uma coisa que vai pra escola e canta todos os dias, é uma coisa que te da muito orgulho, sei lá.

Alexia: Não. Na verdade, então, eu, Alexia, eu choro todas as vezes que eu escuto um hino e eu estou presente, por exemplo num jogo de futebol. Lembra quando eu fui num jogo de futebol americano com você e com seus país?

Foster: Sim.

Alexia: E todo mundo tava cantando o hino e eu comecei a chorar...

Foster: Sim.

Alexia: ...de emoção. Porque é uma coisa que me dá muita emoção. É uma coisa muito importante, porque tá todo mundo junto ao mesmo tempo cantando e feliz por ser americano, sabe? Nesse caso. E a mesma coisa aqui.

Foster: Somente pra deixar bem claro que a gente está falando sobre o nosso Hino Nacional americano, e a Alexia ainda estava chorando sem saber nenhuma palavra, pois...

Alexia: Eu sabia, ta?! Você pode para com isso, porque eu sabia, porque eu sou uma pessoa que sempre, sempre, sempre assiste Copa do Mundo e Olimpíadas. Então eu sei bastante dos hinos.

💡

Então eu sei bastante dos hinos - So, I know a good bit about national anthems

Foster: Tá, você quer ...

Alexia: Não!

Foster: Ok, ta bom. Alexia é uma pessoa que, Alexia chorando não é a coisa mais surpreendente do mundo.

💡

não é a coisa mais surpreendente do mundo - it's not the most surprising thing in the world

Alexia: Ei!

Foster: Não, só, caraca! Sério.

Alexia: Fala, não é uma das coisas mais surpreendentes do mundo, por quê?

Foster: Somente para as pessoas que não sabem, eu tenho um negócio do Amazon que tem quase o meu nome e da minha namorada. Então, enquanto a gente tá gravando para o podcast, ela sempre aparece, enfim. Não, mas você chora, você chora com vídeos no YouTube com cachorrinhos.

Alexia: Você não sabe com o que que eu chorei hoje.

💡

Você não sabe com o que que eu chorei hoje - You have no idea why I cried today

Foster: Tá, pode falar.

Alexia: Tem a ver com o assunto. Eu tava assistindo um filminho no facebook, que fez, eu esqueci quantos anos fez de morte do Michael Jackson. E aí teve uma abertura de um jogo de futebol americano, eu acho que é da Universidade de Maryland, não sei, e a banda fez uma homenagem ao Michael Jackson. Tipo, eles fizeram um deseinho de, com as pessoas né, com o pessoal da banda fingindo que era o Michael Jackson, e eu comecei a chorar.

Foster: É, pois é. Então eu acho que está tudo explicado, né.

Alexia: Bom, enfim, sobre o Hino Brasileiro. Sim, a gente canta todas as vezes que acontece algum jogo, que o Brasil esteja envolvido. Então, normalmente a gente também, em alguns jogos de campeonato brasileiro, mesmo sendo dois times brasileiros também, as vezes tem o hino toda vez que começa o jogo. E é uma coisa super normal, e a gente canta no colégio em datas comemorativas do Brasil, e uma vez por mês a gente tinha que descer, ficar enfileirado por tamanho de altura, e colocar a mão no peito, né, encima do coração, e cantar o hino. E a gente não pode bater palma depois do hino, era uma regra, porque bater palma era um desrespeito. Isso era uma regra.

💡

bater palma - to applaud, to clap your hands in celebration

Foster: Interessante. A coisa que lembro quando eu aprendi sobre o Hino Nacional no Brasil, nas Olimpíadas, qual o nome dele? O Paulinho da Viola ele cantou. E foi uma coisa maravilhosa. Eu quase chorei, e com certeza você chorou também.

💡

Paulinho da Viola is a Brazilian singer and composer from Rio. He was honored at the opening ceremony of the Olympics and sang the national anthem. It was awesome. Give it a Google.

Alexia: Eu chorei muito, muito na abertura. Eu sempre choro nessas horas porque eu acho que com tudo que tá acontecendo no Brasil e a gente vem passando por momentos muito ruins, eu acho que é o único momento em que estão todos os brasileiros cantando ao mesmo tempo e tendo algum tipo de esperança, sendo pro jogo ou coisa parecida, sabe?

💡

nessas horas - at times like these

Foster: É, esquecendo dos problemas do país, né?! É uma coisa de solidariedade.

💡

solidariedade - solidarity, unity, togetherness

Alexia: Sim, de solidariedade. E ao mesmo tempo, quando por exemplo, na época né, quando a Dilma aparecia pra hora do hino, também, eu não lembro se era na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas, que agora eu to um pouco confusa de datas, a gente sempre cantava o hino e aí depois começava vaia, ou começava tipo “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. E também acontece a mesma coisa com o Temer ou com qualquer tipo de político praticamente, hoje em dia.

💡

Michel Temer is the current interim President of Brazil.

Foster: Então, última pergunta Alexia. Você acha que vale a pena pro gringo que está indo pro Brasil, realmente prestar... Bom, duas perguntas. Vale a pena pro gringo aprender o hino e realmente estudar o Hino Nacional brasileiro? E segunda pergunta, você sabe - seja sincera comigo - você sabe o hino de cór?

💡

de cór - by heart

Alexia: Bom, começando pela segunda. Sim, sei. Sei o hino inteiro de cor, porque a gente tinha que treinar uma vez por mês no colégio, então se não soubesse...

Foster: Então vai lá agora... To brincando!

Alexia: “Ouviram do Ipiranga as marg...” Ah, ta. E a pergunta, eu acho que é interessante você saber o hino porque é um pouco da história, né, de cada país. Eu acho importante você ter curiosidade , não digo decorar, porque no caso do Brasil é um hino muito grande, muito complicado e com palavras muito antigas, mas assim, eu acho que é bonito você ver que a gente fala de pátria amada, sabe, o Brasil de amor eterno seja símbolo, sabe, tem umas coisas tão bonitas que eu acho interessante.

Foster: Sim, sim. Eu acho que super vale a pena. E como a gente sempre fala, que a língua está conectada com a cultura, né. Não pode aprender a língua, não pode aprender português sem aprender essas coisas culturais.

Alexia: É, e eu acho que o hino brasileiro ele é muito forte. Ele, quando você começa a cantar você fica completamente arrepiado, assim, pelo menos é o que eu sinto. E outro hino que me deixou dessa forma é o Hino Francês, Hino Nacional francês, que é incrível...

Foster: E o americano também.

Alexia: ...eu to arrepiada só de falar.

💡

eu to arrepiada só de falar - I'm getting chills just from talking about it

Foster: Eu sei que depois desse episódio você vai ficar no Youtube vendo vídeos.

Alexia: Já to aqui no Hino Nacional da França.

Foster: Tá bom. Mais alguma coisa sobre hinos?

Alexia: Não, só isso.

Foster: Ótimo. Então gente da uma olhada nos hinos, chora, canta, sejam felizes. Mais alguma coisa Alexia?

Alexia: Não, só isso.

Foster: Ótimo. Então, até amanhã.