🏘️

S01:E24 - São Paulo Part II

Listen on:

Alexia: Mercadão!

Foster: Mercadão! Eu esqueci totalmente. Mas, o Mercadão é um mercado grande...

Alexia: Vou explicar para vocês. A gente saiu do Rio e foi para São Paulo. O Foster estava no meu ouvido falando: "A gente precisa ir para o Mercadão porque eu preciso ir comer o sanduíche de mortadela".

💡

Vou explicar para vocês. I’ll explain it for you guys.

💡

Mortadela. Bologna.

💡

O Foster estava no meu ouvido. Foster was in my ear.

Foster: Não, isso começou faz anos! Eu vi um episódio do Anthony Bourdain e ele estava em São Paulo. E ele foi para o Mercadão e falou que a única coisa que você tem que fazer em São Paulo é comer um sanduíche de mortadela, que é um sanduíche enorme com uma cerveja geladinha...

💡

Uma cerveja geladinha. An ice cold beer.

Alexia: Com algumas cervejas geladinhas!

Foster: Com várias cervejas! E eu pensei - isso faz quase quatro anos -, eu pensei: "Caraca, onde eu vou para o Brasil e vou comer aquele sanduíche?" Realizei o meu sonho.

Alexia: E foi difícil para ele comer, viu? Porque é muito grande!

Foster: Eu fiquei suando, eu...

💡

Eu fiquei suando. I was sweating.

Alexia: Depois a gente não conseguiu mais andar pela cidade. A gente voltou para a casa para ficar jogado no sofá. Foi isso.

💡

Jogado no sofá. Passed out on the couch.

Foster: É. Eu dormi depois. Mas, Mercadão vale à pena. Vá em... qualquer quiosque tem o sanduíche.

Alexia: A gente foi no Rock Bar, se não me engano.

💡

Se não me engano. If I’m not mistaken.

Foster: Não, foi o... o Real... o verdadeiro...

Alexia: Então, é Rock Bar. É no segundo andar do Mercadão. Porque no primeiro andar são as lojinhas normais de Mercadão. E no segundo ficam os pequenos restaurantes. Então é bem bonito o prédio onde fica o Mercadão. É muito bonito mesmo.

💡

É muito bonito mesmo. It’s really pretty. (The mesmo at the end is just added for emphasis). Mesmo is a very versatile word, to see more meanings of it. Check out this article.

Foster: É muito. E falando da comida em São Paulo, a gente comeu muita pizza.

Alexia: Ahhh, porque lá em São Paulo, como a comunidade italiana é muito forte em São Paulo - quando os imigrantes italianos vieram para o Brasil, a maioria parou em São Paulo, e lá eles tem uma comunidade muito forte - então existem todos os tipos de pizza. Pizza tradicional, pizza fina, massa grossa. E é incrível!

💡

A comunidade italiana é muito forte em São Paulo. The Italian community in São Paulo is very strong.

💡

massa grossa. Thick dough. Crust.

Foster: Mas, na verdade, comparado com qualquer lugar do mundo... eu já comi pizza em Nova York, Chicago, Itália... é pizza muito boa, de alta qualidade mesmo! E falando a imigração... a gente não foi nessa vez, mas eu já fui outra vez. São Paulo tem um bairro japonês que se chama Liberdade, que Alexia não conhece. É tipo Chinatown em New York. Mas, é quase tudo japonês, todos os bancos, todos os prédios são japoneses. E tem o melhor sushi que você vai comer na sua vida. Então São Paulo culturalmente é uma cidade bem repleta de cultura.

💡

É uma cidade bem repleta de cultura. It (São Paulo) is a city full of culture.

Alexia: Sim, tem a comunidade japonesa que é muito forte, tem a comunidade italiana que é muito forte, tem a comunidade judaica que é extremamente forte, libanesa...

💡

Japonesa. Japanese.

💡

Libanesa. Lebanese.

💡

Judaica. Jewish.

Foster: Libanesa! Eu acho que São Paulo... isso pode ser errado, mas eu acho que São Paulo tem a maior quantidade de libaneses fora do Líbano, né?

💡

Isso pode ser errado. This could be wrong.

Alexia: Será? Eu não cheguei a pesquisar sobre isso.

Foster: E também tem a maior quantidade de japoneses fora do Japão, no mundo inteiro.

💡

Japão. Japan.

Alexia: É muito forte mesmo. São Paulo é muito grande. E eu comparo bem com Nova York. Eu acho que são duas cidades parecidas em relação à tudo porque, ao mesmo tempo que você tem a cidade durante o dia com esse parque para passear e tal, a noite de São Paulo é muito forte. Então tem musical, tem teatro, tem restaurantes incríveis, bares incríveis, a maioria com música ao vivo. Isso a gente não tem muito aqui no Rio, né? Mas....

💡

Em relação à. In relation to.

Foster: É muito mais uma cidade internacional. A comparação entre São Paulo e Nova York é perfeita, né? Até São Paulo é maior. Mas, são cidades de imigração, cidades internacionais. É a Nova York da América do Sul, com certeza.

💡

com certeza. Certainly. Surely. For sure.

Alexia: Eu amo São Paulo. Eu tenho que admitir. Rio e São Paulo brigam entre si normalmente. Porque paulista acha carioca muito largado, que só quer saber de praia, que não trabalha. E a gente fala que paulista só tem tempo para trabalho, e não tem tempo para viver. Mas, eu amo os paulistas, amo São Paulo e passaria lá um tempo numa boa. Mas, eu voltaria para o Rio, para a minha praia!

💡

Eu tenho que admitir. I have to admit.

💡

Largado. Careless. Irresponsible. Unruly.

Foster: Mas, enfim, a gente fez muito pouco em São Paulo, mas vamos voltar daqui a pouco. Em abril, a gente vai voltar para um casamento.

💡

Enfim. Anyways. Anyhow.

Alexia: Minha prima vai casar!

Foster: Então a gente vai ter o episódio número 2 em São Paulo, daqui a alguns meses.

Alexia: Sim, a gente conta o que a gente fez de diferente lá, onde a gente ficou, tudo direitinho. Ah, um bairro para se ficar em São Paulo, qual você acha?

Foster: Pinheiros!

Alexia: Eu gosto de Perdizes.

Foster: É, são legais. Os dois.

Alexia: Ficam bem centrais, os táxis não são caros para ir para os locais turísticos. Então se puder ficar em Pinheiros ou Perdizes, seria ótimo.

Foster: Então, mais alguma coisa, Alexia?

Alexia: Não deixem de comer no Almanara, é o melhor restaurante árabe da cidade.

Foster: É. É muito bom comer árabe. Então, existe amor em SP!

Alexia: Óbvio que ele iria falar isso, né?

Foster: Tá, gente. Se tiver qualquer pergunta sobre São Paulo, não deixe de deixar um comentário... como é que fala isso?!

Alexia: Não deixe de deixar um comentário.

Foster: É complicado, viu?

Alexia: Ou manda o e-mail ou comenta no Carioca Connection no Instagram.

Foster: Tá, é isso, gente. Beleza, valeu!

Alexia: Beijo!

Foster: Beijos!