Audio
Transcript
Alexia: Oi, oi, pessoal e bem-vindos a mais um episódio aqui do Carioca Connection. Nós estamos muito felizes de estarmos aqui com vocês, como sempre. Meu nome é Alexia e eu tô super bem acompanhada do nosso querido Foster. Foster, bom dia!
Foster: Bom dia, Alexia. Bom dia, todo mundo. Como é que você está hoje, Alexia?
Alexia: Eu tô bem. Hoje é segunda-feira, tá um dia lindo lá fora. Eu passei um fim de semana ótimo, você também, e já indo direto ao ponto. É sobre isso que nós vamos falar hoje.
Foster: Sobre o meu fim de semana?
Alexia: Exatamente.
Foster: Posso te fazer uma pergunta antes?
Alexia: Sim.
Foster: Eu não sei a diferença entre fim de semana e final de semana.
Alexia: Eu acho que existe uma diferença que, por exemplo, o fim da semana, ou seja, business days, quer dizer, né, dias comerciais. Então, por exemplo, no fim da semana eu te mando e-mail, que seria quinta ou sexta-feira. No fim de semana seria o final de semana. É a mesma coisa. Então, weekend.
Foster: É mais ou menos a mesma coisa. Mas você falou dias comerciais.
Alexia: Business days são dias comerciais.
Foster: Também se fala dias úteis.
Alexia: Ou dias úteis, exatamente. O que eu acho, o que eu discordo, porque pra mim, sábado e domingo continuam sendo dias úteis, né, pra fazer coisas muito legais.
Foster: Entendi. Muito obrigado, Alexia. Experiência do fim de semana de Alexia. Então, você quer falar sobre a minha experiência este fim de semana?
Alexia: Sim. Bom, quem participou da nossa live class no CC Club na sexta-feira, eu já sabia que o Foster ia fazer uma coisa super legal esse fim de semana que passou, mas ele ainda estava na expectativa do que ia acontecer. Então a gente resolveu gravar esse episódio hoje para falar sobre o primeiro workshop de meditação que o Foster fez.
Foster: É eu diria bom eu estava falando no live classe eu falei que que um retiro de meditação retiro seria um meditation retreat é mas na verdade não foi um mas ao mesmo tempo é mais do que um workshop, então... São quatro dias e um curso de meditação, é isso. Mas basicamente eu passei o fim de semana inteiro meditando ou aprendendo coisas sobre a meditação.
Alexia: Sim, então vamos começar do começo. Por que você se inscreveu num curso desses?
Foster: Eu tive que responder essa pergunta num curso. Aliás...
Alexia: O que é justo.
Foster: É justo! Bom, se não me engano, a gente gravou um episódio sobre a meditação na primeira temporada, falando sobre 10% Happier. E isso foi lá no Brasil, pelo menos... 2016, Então, eu já estava interessado em meditação, mas na verdade, é que eu só comecei a praticar, a levar a meditação a sério, eu diria, dois anos atrás, talvez?
Alexia: Eu acho que foi exatamente quando você começou o seu processo com a sua psicóloga. Foi mais ou menos caminhando juntos, assim, não especificamente no mesmo mês ou até, mas foi mais ou menos ali.
Foster: Então, resumindo, por quase uma década, eu estou muito interessado, eu estava muito interessado, eu estive interessado, né? Eu estive interessado no tema da meditação, eu achei super interessante, mas mais ou menos, há quatro anos atrás eu comecei terapia, eu parei de beber e ao mesmo tempo eu comecei a meditar entre aspas, tipo sozinho com aplicativos aos poucos.
Alexia: Sim, e a meditação pra você é uma técnica ou é uma forma de lifestyle? é.
Foster: Eu diria que começou como uma técnica para ajudar com ansiedade e só para ser mais consciente, mais saudável, mas hoje em dia é mais uma prática, eu diria, é uma prática. Você está treinando as coisas mais importantes de ser um ser humano. É basicamente isso.
Alexia: Boa. E lá no curso, nesse fim de semana que você passou, você passou sábado e domingo, os dois dias, das dez da manhã às sete da noite, com obviamente horário de almoço, etc, com um grupo de pessoas. E era um grupo de pessoas diverso ou pessoal mais ou menos todo mundo igual, como é que era?
Foster: Não, super diverso. Bom o professor é português mas ele falou em português inglês e ele convidou várias professoras várias várias professores também para participar e os membros do grupo os parte nossa eu sempre...
Alexia: Alunos...
Foster: Alunos mas como é que fala? participantes...
Alexia: Isso participantes participantes...
Foster: Tinha eu americano, uma menina da Malásia, uma portuguesa mais velhinha com 70 anos e uma francesa que já mora aqui em Portugal há 20 anos. E também um menino italiano que ele Ele foi em um primeiro dia e decidiu não entrar. Decidiu, depois de quatro horas, que não ia rolar pra ele. Então, ele saiu.
Alexia: E onde é que foi o curso? Em que lugar que vocês fizeram?
Foster: Foi numa quinta, aqui no Porto. Não fora da cidade, mas num bairro que eu não conheço. Até hoje não sei muito bem onde está, é um pouco longe do meu dia a dia, mas é uma quinta linda, linda. Então tem jardins, flores, árvores, tem lugar para passear, andar.
Alexia: Tem lago.
Foster: Tem lago e tinha um cachorro para brincar com ele durante os intervalos. Super lindo.
Alexia: Ótimo, e pra terminar o episódio, antes de você ir, eu lembro que você tá me perguntando assim Amor, você acha que eu sou louco de tá fazendo isso? Você acha que isso é muito maluco da minha parte? Eu falei não! Como você mesmo falou no episódio, há sei lá, 8 anos, há quanto tempo você tá querendo fazer uma coisa dessas? E a melhor forma de fazer, porque são 4 dias, Ou seja, no primeiro fim de semana e depois de 15 dias você volta. E é na sua cidade. Você vai e volta e dorme na sua cama à noite. Então, se você não estiver gostando, você tem como sair de lá.
Alexia: Não é um tipo no meio do nada, que você depende dos outros para ir embora, etc. E aí você foi. E como é que você se sente depois disso?
Foster: Super bem e agradeço muito a você porque eu estava tipo querendo ir mas eu não podia, me esforçar, me forçar, me forçar, mas lá que você falou tipo vai amor, vai, você sempre está falando sobre isso, então vai, e na verdade eu sempre queria fazer, eu sempre amava a ideia de retiro de meditação.
Alexia: Sempre amei.**
Foster: Amei, mas normalmente são dez dias em silêncio e então isso foi uma oportunidade perfeita, tipo um ponte para começar a mergulhar um pouco mais profundamente nesse mundo da meditação.
Alexia: Muito bom, e eu vejo o quanto que você realmente ficou feliz voltando na ida você não tá muito feliz porque tinha que acordar cedo pra ir pra lá.
Foster: Na verdade a parte mais difícil é só chegando lá às nove e meia e quando eu cheguei lá tá tudo bem.
Alexia: Exato, quando eu chego lá fica tudo bem.
Foster: Sim.
Alexia: Ótimo, então, muito obrigada Foster. Esse é o final do nosso episódio.
Foster: Namastê. Posso acabar com uma pergunta para você?
Alexia: Sim.
Foster: Se não me engano, eles vão fazer o mesmo curso de novo em novembro. Você não precisa falar sim ou não, Mas você se acha interessante a experiência?
Alexia: Você se acha, não, você acha interessante a experiência?
Foster: Sim.
Alexia: Eu acho muito interessante a experiência e por isso que eu te dei a maior força do mundo para você ir.
Foster: Mas é interessante para você?
Alexia: Ah, não sei. Não é que eu tenha alguma coisa contra a meditação, zero problemas com meditação, até porque eu te dou força para você ir. Mas eu acho que cada pessoa tem uma forma de encontrar essa paz que a meditação dá, diferente. Eu tive uma experiência com a minha melhor amiga, com a Marina, que ela me jogou lá num centro budista, no Rio de Janeiro, em Penedo, e eu tive que ficar quatro horas, sem ninguém para me guiar, falar sem ninguém para me fazer entender. Eu sei que essa experiência não é o normal.
Alexia: Zero, então eu não levo tipo essa experiência como a meditação é isso, não, não é. Mas eu, por exemplo, eu fiquei esse fim de semana sozinha, entre aspas, né, meu pai veio aqui sábado e ontem eu fiquei realmente sozinha, eu me dei o privilégio de ficar sozinha e fazer as minhas coisas da minha forma. E eu posso dizer que, de certa forma, é isso que eu preciso.
Foster: É uma forma de meditação.
Alexia: Exato. Então, talvez sim, no futuro, daqui a seis meses, ou daqui a um ano, daqui a dois anos, eu não sei. Eu vá em um curso desse, ou coisa parecida, porque aí vai fazer sentido pra mim, mas nesse momento eu iria pra te fazer feliz e eu não quero que meditação seja isso pra mim.
Foster: Eu super entendo.
Alexia: Então, não, eu tenho zero problema com meditação, mas nesse momento na minha vida eu prefiro ir pra um workshop de cerâmica, workshop de azulejo, passear na praia ou coisa parecida, que isso me traz paz do que fazer um curso desse.
Foster: Super entendo, super válido. Só para finalizar, eu acho que a coisa mais importante que eu aprendi é que a meditação agora eu vejo a meditação como uma coisa muito mais ampla. Não é só sentadinho em silêncio. É só uma prática de se conectar com você mesmo e com o mundo. E é muito bonito.
Alexia: Sim, eu acho lindo. Acho lindo. E eu também acho muito importante não romantizar o caminho para a meditação.
Foster: É, não foi divertido, não.
Alexia: Eu acho que tem uma parte muito importante de autoconhecimento e de técnicas que você aprende, de entender o corpo, estudar o corpo e etc. Para isso. Então, por isso que eu digo que eu não estou preparada para isso agora e que provavelmente no futuro sim. Mas quem já está, procurem algo desse jeito, um curso, um retiro pequeno como o Foster está fazendo, que vale muito a pena.
Foster: É mais alguma coisa Alexia não, muito obrigado gente namastê E até o próximo episódio. Tchau!
Useful vocabulary, phrases, and cultural expressions
bem-vindos - welcome
acompanhada - accompanied
querido - dear
bom dia - good morning
ótimo - great
direto ao ponto - straight to the point
experiência - experience
retiro - retreat
meditação - meditation
década - decade
ansiedade - anxiety
consciente - conscious
prática - practice
diverso - diverse
participantes - participants
quinta - farm
intervalo - break
namastê - a spiritual greeting
ponte - bridge
mergulhar - dive in
encontrar - find
privilégio - privilege
romantizar - romanticize
Eu estou bem - I'm fine
Eu passei um fim de semana ótimo - I had a great weekend
Quem participou da nossa live class... - Who participated in our live class...
...eu já sabia que o Foster ia fazer uma coisa super legal esse fim de semana que passou - ...I already knew Foster was going to do something super cool this past weekend
...eu achei super interessante, mas mais ou menos, há quatro anos atrás... - ...I found it very interesting, but more or less, four years ago...
Eu diria que começou como uma técnica... - I would say it started as a technique...
Você está treinando as coisas mais importantes de ser um ser humano - You are training the most important things of being a human being
Ir direto ao ponto - get straight to the point
Levar a sério - take seriously
Não ia rolar para ele - it wasn't going to work out for him
Dar força - give strength/encouragement
Se jogar - dive in
tô super bem acompanhada - I'm in great company.
indo direto ao ponto - going straight to the point.
Business days são dias comerciais - Business days are commercial days.
para fazer coisas muito legais - to do very cool things.
começar do começo - start from the beginning.
querendo ir mas eu não podia, me esforçar, me forçar, me forçar - wanting to go but I couldn't, push myself, force myself, force myself.
eu sempre amava a ideia - I always loved the idea.
quando eu chego lá fica tudo bem - when I get there, everything is fine.
me deu a maior força do mundo para você ir - gave me the greatest strength in the world for you to go.
eu te dei força para você ir- I gave you strength to go.
cada pessoa tem uma forma de encontrar essa paz - each person has a way of finding this peace.
me dei o privilégio de ficar sozinha - I gave myself the privilege of being alone.
eu prefiro ir pra um workshop de cerâmica - I prefer to go to a pottery workshop.